Governo e Comissão assinam acordo operacional do PRR

  • Lusa
  • 18 Janeiro 2022

A assinatura do acordo vai permitir a apresentação do primeiro pedido de desembolso, no valor de 1.336 milhões, prevista para a próxima semana.

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, e o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, assinaram o Acordo Operacional que regula a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou esta terça-feira o Governo.

Em comunicado enviado às redações, Nelson de Souza explicou que se trata do acordo que “estabelece o conjunto de indicadores que definem o exercício semestral de avaliação do cumprimento de metas e marcos, a que Portugal se sujeitará até 2026 para receber o financiamento do PRR”.

Assim, a assinatura daquele acordo vai permitir a apresentação do primeiro pedido de desembolso, no valor de 1.336 milhões de euros, prevista para a próxima semana.

Aquele valor, apontou o Governo, deverá chegar durante o primeiro trimestre de 2022.

“Em termos acumulados, Portugal terá assim recebido 3.494 milhões de euros, que correspondem a 21% do valor total do PRR”, referiu o ministro do Planeamento.

Portugal foi o primeiro país da União Europeia a ver aprovado o seu Plano de Recuperação e Resiliência.

O Governo lembrou que, no total, as reformas e os investimentos absorvem 16.644 milhões de euros de financiamento do PRR, distribuídos por 13.944 milhões de euros de subvenções (84%) e 2.700 milhões de euros de empréstimos (16%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo e Comissão assinam acordo operacional do PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião