Investimento em publicidade no YouTube pode alcançar os 30,4 mil milhões de dólares este ano, prevê a Warc
Diariamente são visualizadas mais de mil milhões de horas de vídeo no YouTube, sendo que a plataforma tem um alcance estimado de 2,07 mil milhões de pessoas, o dobro do TikTok.
O investimento em publicidade no YouTube deve crescer cerca de 4% este ano e atingir o valor de 30,4 mil milhões de dólares (cerca de 28,36 mil milhões de euros), de acordo com uma previsão da Warc Media. Esta subida vem contrariar o panorama do final de 2022, tendo em conta a queda de 8,8% nas receitas publicitárias da plataforma no último semestre do último ano.
A Warc Media prevê que o crescimento seja ainda maior em 2024, ano em que a receita publicitária do YouTube deverá aumentar 10,3%, alcançando o total de 33,5 mil milhões de dólares (cerca de 31,2 mil milhões de euros) no final desse ano.
O YouTube está a dar prioridade aos Shorts (vídeos curtos da plataforma) e ao envolvimento com as smart TVs, apostando em anúncios de 30 segundos (que não podem ser passados à frente) e “experiências de pausa” na televisão de forma a “ajudar os marketeers a envolverem as audiências nos ecrãs e alcançarem os objetivos tanto de performance como de construção de marca”, refere a Warc.
“Os últimos 12 meses foram um período complicado para o YouTube, que está cada vez mais a lutar em duas frentes, contra as plataformas de vídeos curtos, como o TikTok, e contra as plataformas de streaming de formatos de longa duração conectadas às televisões. No entanto, à medida que as condições comerciais da publicidade digital melhoram, o YouTube pode esperar um aumento no crescimento de receita“, refere Alex Brownsell, head of content da WARC Media, citado pela B&T.
Segundo a previsão, os anúncios de produtos continuarão a constituir a maior fatia de investimento em publicidade no YouTube, pelo que em 2023 este setor deve representar cerca de 4,1 mil milhões de dólares (cerca de 38,2 mil milhões de euros). Seguem-se setores como media, serviços financeiros, negócios e industrial ou telecomunicações.
As 10 principais categorias de investimento publicitário no YouTube
Diariamente, são visualizadas mais de mil milhões de horas de vídeo no YouTube, sendo que a plataforma tem um alcance estimado de 2,07 mil milhões de pessoas, quase o dobro do TikTok ou Instagram, refere a Warc.
O YouTube Shorts, embora dê aos marketeers mais oportunidades para alcançar novas audiências, com 50 mil milhões de visualizações diárias, não consegue recolher tantas visualizações como os reels do Instagram, que atingem 140 mil milhões de visualizações todos os dias. Os utilizadores com idade inferior a 18 anos também gastam 60% de mais tempo no TikTok do que no YouTube, avança a Warc Media.
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