Em altura de incêndios, Canadá pressiona Meta a levantar bloqueio de notícias
A Meta não dá mostras de recuar na sua decisão, referindo que a população canadiana continua a ter acesso na plataforma à informação de agências oficiais do governo, serviços de emergência ou ONG's.
Numa altura em que um grande incêndio está a atingir o Canadá, Justin Trudeau, primeiro-ministro deste país, acusou a Meta de colocar os lucros da empresa à frente da segurança da população. Em causa está o bloqueio de notícias nas plataformas da Meta, iniciado no princípio deste mês.
Este bloqueio de notícias não permite que as populações acedam a notícias através das redes sociais Facebook e Instagram, incluindo aquelas sobre o incêndio que deflagrou no país canadiano. Em declarações durante uma conferência de imprensa, o primeiro-ministro canadiano disse que as ações da Meta eram “inconcebíveis”.
“Neste momento, numa situação de emergência em que a informação local atualizada é mais importante do que nunca, o Facebook está a colocar os lucros corporativos à frente da segurança das pessoas, à frente do jornalismo local de qualidade. Esta não é uma altura para isso“, disse Justin Trudeau, citado pela CBC.
A situação de incêndio no país do norte da América não é recente, e já anteriormente a Meta tinha dito que ia manter a sua posição, acrescentando que os sites governamentais e outras fontes que disseminam a informação relativa ao tema não estavam incluídas no bloqueio.
“As pessoas no Canadá podem usar o Facebook e Instagram para se conectarem com as suas comunidades e terem acesso a informação fiável, incluindo conteúdos das agências oficiais do governo, serviços de emergência e organizações não governamentais”, disse David Troya-Alvarez, porta-voz da Meta, citado pela CBC.
A Meta começou no início de agosto a bloquear notícias nas suas plataformas (Facebook e Instagram) no Canadá. A medida surgiu como resposta à lei Online News Act, que pretende “obrigar” as plataformas tecnológicas – como a Meta ou a Google – a repartir receitas com os meios de comunicação canadianos pelos seus conteúdos.
Neste sentido, os utilizadores canadianos das plataformas da Meta deixaram de conseguir ver e clicar em links de artigos de notícias colocados no Facebook e Instagram, incluindo conteúdos audiovisuais publicados pelos meios de comunicação.
Anteriormente, depois de a Meta ter avisado que, caso a legislação fosse aprovada, iria bloquear as notícias nas suas plataformas no Canadá, o governo canadiano anunciou no início de julho que ia suspender todo a sua publicidade no Facebook e Instagram, numa decisão que colocou em causa um investimento publicitário anual de 7,5 milhões de dólares (cerca de 6,9 milhões de euros).
Questionado sobre a possibilidade de recuar com a legislação do Online News Act, Justin Trudeau não deu mostras de isso ser uma opção. “Estamos simplesmente a dizer que numa democracia, o jornalismo local de qualidade importa”, afirmou.
“E importa agora mais do que nunca, quando as pessoas estão preocupadas com as suas casas, com as suas comunidades, preocupadas com o pior verão para fenómenos climáticos extremos que tivemos em muito, muito tempo”, cita o Now Toronto.
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