SIC Notícias “transforma-se” e apresenta novo grafismo, site, app e grelha informativa
O canal vai passar a contar com uma nova grelha (com sete edições diárias e novos espaços informativos), um novo logótipo e grafismo de antena, site e app, e vai reforçar a aposta em podcasts.
A SIC Notícias prepara-se para entrar numa “nova fase da informação”, estreando um novo logótipo e grafismo de antena e apresentando um novo site e uma nova app, bem como uma nova grelha. Esta nova fase do canal do grupo Impresa arranca segunda-feira, dia 9 de outubro.
O novo posicionamento gráfico da SIC Notícias enquanto canal de televisão, web e app foi desenvolvido pela consultora Adyant e pela Direção de Marketing, Comunicação e Criatividade da Impresa. Esta reformulação é acompanhada por uma campanha que marca presença em televisão, imprensa, rádio, outdoor, digital e multibanco.
“A transformação da marca assenta numa alteração de imagem da SIC Notícias e no que pretendemos ser um movimento interno de digitalização. A pandemia acelerou tendências naturais de produção e consumo de informação”, diz Ricardo Costa, diretor de informação da SIC, citado em comunicado.
“Pretendemos iniciar uma nova fase na informação, com uma mudança no canal e, em simultâneo, um novo site e uma nova app que agreguem e potenciem tudo o que fazemos”, acrescenta.
O início da manhã de segunda-feira será assim o momento de lançamento do novo site e da nova app. A estreia do novo logótipo e grafismo de antena acontece às 6 horas, numa emissão especial conduzida por João Moleira e Mónica Martins. Nesta emissão será lançada uma sondagem “que vai marcar a política” e uma investigação judicial sobre “um dos casos que mais marcaram a atualidade deste verão”, refere-se em nota de imprensa. Aos fins de semana, o “Edição da Manhã” será apresentada por Cláudio França e por Madalena Lourenço, que se estreia na SIC Notícias.
Contando com uma nova grelha com sete edições diárias e com novos espaços informativos, a SIC Notícias “aposta numa nova dinâmica de pivots“. O “SIC Notícias Manhã” será apresentado entre as 10h e as 13h por Marta Atalaya e por Guilherme Simões. Já o “Jornal do Dia” é apresentado todos os dias entre as 18h e as 20h por Teresa Dimas e Miguel Ribeiro e conta com a presença de “alguns dos comentadores principais do canal”, aos quais se junta Sebastião Bugalho, contratado este verão.
Já a noite desta segunda-feira é marcada pela estreia do comentário de Pedro Nuno Santos, numa entrevista feita por Nelma Serpa Pinto, “um dos rostos-âncora do Jornal da Meia Noite, a par de Rodrigo Pratas”.
Este espaço de comentário de Pedro Nuno Santos integra a “Edição da Noite”, conduzida por Patrícia Carvalho, à qual se junta agora Rosa de Oliveira Pinto para os debates do “Linhas Vermelhas”. Ainda esta semana, Fernando Medina e Carlos Moedas dão entrevistas exclusivas na Edição da Noite de terça e quarta-feira.
À hora de almoço o Jornal SIC Notícias é conduzido por Rita Neves, numa “grande edição que reflete toda a atualidade da manhã”, enquanto Marisa Caetano Antunes e Sara Tainha assumem o “SIC Notícias Direto”, “uma emissão desenhada para acompanhar em tempo real a atualidade do início da tarde”.
Entre as novidades encontra-se também a integração no “Jogo Aberto” de Mariana Fernandes, jornalista de 26 anos, que se junta assim à equipa da SIC Notícias enquanto comentadora de desporto. Estará em estúdio com Marco Caneira, Luís Aguilar e o jornalista João Abreu.
Já ao programa “Linhas Vermelhas” junta-se Miguel Prata Roque, em substituição de Pedro Delgado Alves, que por sua vez transita para uma nova aposta da Edição da Noite com dois painéis de frente-a-frente (Daniel Oliveira vs Francisco Mendes da Silva e Pedro Delgado Alves vs José Eduardo Martins), que assumem o espaço “Antes pelo Contrário”.
Na sexta-feira, dia 13 de outubro, a SIC Notícias conta com emissões especiais do “Expresso da Meia-noite” e do “Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer”, feitas ao vivo a partir do Edifício Impresa.
A SIC Notícias vai também reforçar a sua aposta em podcasts contando desde logo com a jornalista Iryna Shev, com um Diário da Guerra a partir da Ucrânia. O comentário de Pedro Nuno Santos e de Sebastião Bugalho também vão contar com uma versão podcast, assim como a já conhecida rubrica “Contas Poupança”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.