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Betclic e Shutterstock Studios lançam projeto global de combate à desigualdade através do surf

Carla Borges Ferreira,

Protagonizado pela ONG SOMA, "Surfing Through The Odds" é um documentário produzido pela Betclic e Shutterstock para combater desigualdade de género e racial através do surf em São Tomé.

A ONG portuguesa SOMA – Surfistas Orgulhosas na Mulher D’África, fundada em 2020 por Francisca Sequeira e sedeada em São Tomé e Príncipe, é a protagonista de um documentário sobre o combate à desigualdade de género e racial através do surf.

Trata-se de um projeto global da Betclic e da Shutterstock Studios, que viajaram até São Tomé para criar o documentário “Surfing Through The Odds”. A parceria inclui também a produção de uma coleção de imagens e vídeos com jovens surfistas negras.

“São Tomé e Príncipe é um paraíso natural, mas é também um local onde 67% da população vive abaixo do limiar da pobreza e onde apenas 34% das mulheres atingem o ensino secundário. Neste contexto, nasceu a SOMA (Surfistas Orgulhosas na Mulher d’África)”, enquadram. “Quando tomámos conhecimento desta realidade através da nossa agência criativa Coming Soon – que na altura estava a preparar uma campanha sobre a SOMA -, decidimos avançar e mostrar o trabalho desenvolvido pela ONG, mas também criar uma forma de angariar fundos que a tornasse sustentável a longo prazo“, afirma Pureza Vasconcelos e Sousa, country manager da Betclic em Portugal. “Fizemos uma parceria com a Shutterstock Studios, que foi um parceiro crucial para aumentar a consciencialização global, mas também para reduzir a falta de representatividade de surfistas negras em imagens e vídeos a nível global“, acrescenta citada em comunicado.

Disponível no YouTube da Betclic e na plataforma da Shutterstock criada para o projeto, a totalidade das receitas das imagens/vídeos produzidos pelo Shutterstock Studios revertem, de forma vitalícia, para a SOMA.

“Em parceria com a SOMA e a Betclic, identificámos uma lacuna no mercado de conteúdos e trabalhámos ativamente para resolver esse problema, no que tem sido uma experiência incrivelmente rica e gratificante para todos os envolvidos. Estamos ansiosos para que o mundo veja as imagens finais e o documentário e seja transportado para São Tomé e Príncipe, onde centenas de jovens mulheres estão a embarcar em experiências que mudam a sua vida graças às iniciativas da SOMA“, acrescenta Adam Barnett, diretor sénior de produção da Shutterstock Studios, EMEA e APAC.

A SOMA está localizada em Santana, uma pequena cidade, e acolhe programas de um ano para as raparigas frequentarem depois da escola. O programa inclui aulas de surf, com o objetivo de quebrar o estigma, aumentar a autoestima e as competências sociais das raparigas, mas também apoio académico, psicoeducação e atividades de capacitação, como debates e workshops sobre confiança, o papel da mulher ou educação sexual, descrevem os promotores da iniciativa.

Ganhámos a confiança da comunidade através do surf e através dele começámos a perceber quais eram as conversas importantes a ter com estas raparigas e como as devíamos abordar”, diz Francisca Sequeira, fundadora da SOMA.

“O desporto, em todas as suas formas, está no cerne da Betclic. Contribuir para a conceção de um modelo de financiamento sustentável a longo prazo para a SOMA, perceber a importância da representatividade para estas mulheres e como o surf as pode empoderar e efetivamente mudar a sua realidade, foi um dos nossos principais motores para a construção deste projeto”, conclui a country manager da Betclic em Portugal.

 

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