Congresso dos Jornalistas já tem inscrições abertas
Pela segunda vez, o Congresso de Jornalistas é promovido por três instituições, a Casa da Imprensa, o Clube de Jornalistas e o Sindicato dos Jornalistas. O último Congresso decorreu em 2017.
Com o lema “Jornalismo, Sempre”, o quinto Congresso dos Jornalistas decorre no Cinema São Jorge (Lisboa), nos dias 18, 19, 20 e 21 de janeiro. As inscrições já se encontram abertas.
A ética, a deontologia, a precariedade, a censura, a proximidade, o financiamento do jornalismo de qualidade ou as novas fronteiras do jornalismo são alguns dos temas a serem debatidos durante os quatro dias que dura a iniciativa. Ainda antes do evento, entre 15 e 17 de janeiro, tem lugar uma programação prévia dedicada, em exclusivo, aos 50 anos da Revolução de 25 de abril.
“A pandemia justifica, em parte, o facto de não termos cumprido o que definimos no encontro de 2017, de realizarmos congressos nacionais de cinco em cinco anos. Não será, todavia, a única razão”, diz Pedro Coelho, presidente da Comissão Organizadora do 5º Congresso dos Jornalistas, citado em comunicado.
“Entre a pressão do mercado e da tecnologia, a precariedade e os baixos salários, a pressão do efémero e do populismo, a comunicação inquinada das redes sociais… entre tudo isso e por causa disso, fomos assistindo, nestes últimos sete anos, à nossa própria irrelevância e ao, cada vez maior, deslaçamento da classe”, acrescenta.
A programação completa, regulamento e site oficial da iniciativa são lançados na próxima semana. O encontro já conta com uma página no Instagram e Facebook.
As comunicações podem ser apresentadas entre os dias 6 de novembro e 10 de dezembro, através do email sj@sinjor.pt.
Os preços dos bilhetes variam entre os 10 (estudantes), 20 (jornalistas), 80 (professores) e 100 euros (observadores). Os jornalistas e alunos de comunicação que se inscreverem até dia 17 de dezembro terão direito a um desconto de 50%. Os ingressos podem ser adquiridos aqui.
Pela segunda vez na história, o Congresso de Jornalistas é promovido por três instituições, a Casa da Imprensa, o Clube de Jornalistas e o Sindicato dos Jornalistas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.