Bloqueadores de publicidade provocam perda de 54 mil milhões de dólares em 2024
O valor de perda de receita publicitária, no entanto, subiria para cerca de 116 mil milhões de dólares caso não fossem disponibilizadas ferramentas de filtragem de publicidade.
Os bloqueadores de publicidade devem representar uma perda de 54 mil milhões de dólares (cerca de 49,53 mil milhões de euros) de receita publicitária global em 2024, refere o Ad-Filtering Report 2023 do Eyeo Group. Este valor representa cerca de 8% do investimento total em publicidade digital (695 mil milhões de dólares), segundo o estudo.
Este valor é registado tendo em conta um crescimento constante no número de utilizadores destas ferramentas. Segundo o estudo, no segundo trimestre deste ano foram registados 912 milhões utilizadores que usavam bloqueadores de publicidade, numa subida de 11% face ao último trimestre de 2021.
A média do crescimento anual do uso de bloqueadores de anúncios desde 2011 tem sido de aproximadamente 30%, pelo que se continuar a ser registado este ritmo deve-se atingir a marca de mil milhões de utilizadores destas ferramentas em 2024.
Segundo o estudo, os utilizadores têm cada vez mais hipóteses de escolha quando se trata de bloquear publicidade online, estando disponíveis mais de 60 ferramentas, sendo que a utilização de bloqueadores de publicidade é mais elevada nos dispositivos móveis (cerca de 495 milhões de utilizadores) do que em computadores (416 milhões).
Em termos geográficos, a América do Norte é a região que sofre mais com a perda de receita, num total de 24 mil milhões de dólares. Na Europa, a perda total é de 10 mil milhões de dólares.
Em Portugal 33% dos utilizadores usam bloqueadores de publicidade em computadores, enquanto 15% utilizam este tipo de ferramentas nos restantes dispositivos (como telemóveis ou tablets).
O valor de perda de receita publicitária por uso de bloqueadores de publicidade, no entanto, seria ainda mais expressivo – em torno dos 116 mil milhões de dólares (cerca de 106,4 mil milhões de euros) – caso não fossem disponibilizadas ferramentas de filtragem de publicidade, que permitem aos utilizadores verem apenas anúncios que não são considerados intrusivos, refere o Ad-Filtering Report.
Este tipo de ferramentas é usado por um total de cerca de 307 milhões de utilizadores, número que cresceu 46% desde 2019. Mais de metade (58%) destes utilizadores diz-se “aberto” ou “neutro” quanto a ver anúncios não intrusivos sendo que, entre estes, 78% mostram-se disponíveis para ver anúncios caso os mesmos sejam relevantes para si ou para o conteúdo que estão a visualizar. Já 64% respondem o mesmo em relação a anúncios que sejam dirigidos especificamente aos seus interesses.
Apenas 20% dos utilizadores referem que não gostam mesmo de nenhum tipo de publicidade.
Entre os utilizadores que usam ferramentas de filtragem de publicidade em dispositivos móveis, 42% interpretam a realização desta filtragem como uma ação que reduz a sua pegada de carbono online.
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