Pedro Pires deixa Solid Dogma e lança Poets&Painters
O fundador da Solid Dogma deixou a agência que fundou em 2015. Poets & Painters é o novo projeto de Pedro Pires.
Pedro Pires deixou esta segunda-feira a Solid Dogma, agência que fundou em 2015, e está a lançar uma nova agência.
“A nova Poets&Painters começa hoje e, com ela, um novo ciclo criativo que espero poder partilhar com todos aqueles com quem tenho trabalhado ao longo dos anos e com todos os que queiram uma visão aberta, estratégica e dedicada sobre design, marcas e comunicação. E, claro, todos o que gostam de poesia e design. A todos que me acompanharam até hoje, o meu obrigado por tudo e até já”, escrevia na manhã desta segunda-feira Pedro Pires nas redes sociais.
A Poets & Painters começou em julho de 2022 como uma editora independente que alia poesia e design. “Os pés não têm céu“, um livro de poemas de Pedro Pires desenhado por José Carlos Mendes e lançado há cerca de um ano, é a primeira publicação da editora.
Agora, explica Pedro Pires, “a Poets & Painters vai também ser uma plataforma de projetos focada em diferentes culturas criativas, que aliam a criação editorial a um novo foco na estratégia e design de marcas: institucionais, comerciais e culturais”.
A empresa vai ter então duas áreas, a Poets & Painters – editions and objects, uma editora de livros e objetos de design que aliam o poder da palavra ao poder do desenho e a Poets & Painters – creative cultures, uma plataforma cuja missão é pensar projetos de marca, especializada em identidade visual, cultura de marca e em projetos culturais.
“Criar marcas com sentido de identidade profundo, único e proprietário. Que cria conteúdo, promove diálogo, gera cultura, permite a mediatização. É isso que as marcas são. Artefactos culturais, entidades públicas, interfaces relacionais e veículos de valor“, é o objetivo desta última.
A direção criativa da Poets & Painters resulta da união entre Pedro Pires e o designer independente José Mendes. Os dois profissionais trabalham juntos há 25 anos e pretendem implementar “um modelo colaborativo que se complementa com recurso a uma extensa rede de talento criativo multidisciplinar“, explica Pedro Pires.
“Concebemos identidades que se tornam sistemas de marcas, agentes culturais e económicos. O design é o mecanismo de expressão de tudo isto. Somos estrategas, escritores e designers. Especialistas em bons diagnósticos e em bons mapas de projeto e em processos de identidade consistentes, completos e duradouros, em todas as atividades. A nossa abordagem é qualitativa. Somos meticulosos nos processos, objetivos e eficientes em todas as fases do projeto. Isso exige estratégia, dedicação, disponibilidade e talento. As nossas equipas são orientadas para o projeto, escolhidas através de curadoria específica, suportadas numa ágil estrutura de gestão criativa e de processo. Somos designers de cultura – de projetos gráficos e editoriais à conceptualização de eventos, festivais, exposições, instalações”, descrevem na apresentação da Poets & Painters.
A apresentação oficial desta nova fase da Poets & Painters vai ser no dia 29 de fevereiro, na Galeria OOCA, em Lisboa, com o lançamento do livro “Cosmogonia da Identidade – a escrita da marca”, de Pedro Pires, com design de José Mendes e ilustrações de João Maio Pinto.
A Solid Dogma foi um projeto criado por Pedro Pires e Alexandre Farto, o artista conhecido do grande público como Vhils, em 2015, que se apresentou na altura como uma agência que pretendia juntar artes e marcas. “Art in Any Media” era o claim da agência, que ao longo destes 15 anos procurou incorporar a arte na comunicação e recolheu prémios em várias disciplinas da comunicação.
Em 2021 o grupo Independence Investments entrou na estrutura da agência, assumindo uma posição maioritária.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.