Espanha vai desenvolver modelo de linguagem baseado em IA treinado em espanhol
Pedro Sanchéz pretende que Espanha “desempenhe um papel relevante no desenvolvimento da inteligência artificial a nível internacional”. O modelo de IA resultará de uma colaboração público-privada.
Com o objetivo de dinamizar a economia espanhola e de implementar a inteligência artificial (IA) no tecido empresarial do país, Pedro Sánchez anunciou o desenvolvimento de um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial treinado em espanhol e outras línguas co-oficiais.
Segundo o líder do governo espanhol, pretende-se também implementar esta solução tecnológica no sistema científico de Espanha e na conceção de políticas públicas, conforme refere o El País. Pedro Sanchéz pretende que o país por si liderado “desempenhe um papel relevante no desenvolvimento da inteligência artificial a nível internacional”.
Este novo modelo linguístico resultará de uma colaboração público-privada, tendo em conta que será desenvolvido pelo Centro de Supercomputação de Barcelona e pela Rede Espanhola de Supercomputação, em conjunto com a Real Academia Espanhola e a Associação de Academias de Língua Espanhola.
Este será trabalhado num código aberto e transparente, de forma a incluir também os países ibero-americanos.
Antes de fazer este anúncio no Mobile World Congress Barcelona 2024, Sanchéz defendeu que “é imprescindível uma reflexão profunda sobre o impacto da inteligência artificial na nossa sociedade, direitos, democracia, trabalho ou políticas públicas”, segundo cita o jornal espanhol.
Segundo salienta o governo espanhol no seu site oficial, este é um projeto pioneiro a nível europeu que pretende “proporcionar uma infraestrutura linguística aberta, pública e acessível para as empresas“, de forma a que disponham de um modelo linguístico espanhol em grande escala para desenvolver aplicações tecnológicas avançadas, como assistentes inteligentes ou modelos de geração de conteúdos“.
“Esta é a via espanhola para o progresso: um caminho em que a transformação digital está ao serviço da conquista de mais direitos para os cidadãos”, lê-se ainda em declarações atribuídas a Pedro Sanchéz, acrescentando-se que a iniciativa pretende também “impulsionar uma economia dinâmica e aberta ao futuro, capaz de oferecer um terreno de jogo equitativo para as empresas e gerando mais e melhores empregos“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.