Marcas entram em jogo no Millenium Estoril Open apesar de incerteza para 2025
A nona edição do maior evento de ténis nacional decorre entre 30 de março e 7 de abril nas instalações do Clube de Ténis do Estoril. As marcas, que são "fundamentais", também entram em campo.
Por ora, o Millennium Estoril Open não vai fazer parte do calendário do circuito ATP para 2025, embora ainda esteja “tudo em aberto”, assegura João Zilhão, diretor do torneio.
“Neste momento estamos a trabalhar com o ATP soluções para 2025, está totalmente em aberto. O ATP está precisamente a tentar encontrar uma solução connosco, a questão é que essa solução não foi encontrada até sexta-feira passada [22 de março], quando foram obrigados a lançar o calendário, e portanto vamos estar nas próximas semanas ou meses a encontrar essa solução que eles querem muito e nós também. Estou muito confiante que vamos encontrar uma solução para 2025“, afirma João Zilhão ao +M.
Esta indefinição não afeta os patrocínios envolvidos no torneio de ténis este ano. Em relação às próximas edições, Zilhão diz que “há apoios já assegurados para o próximo ano, tendo em conta que alguns são plurianuais”. “Não tivemos nenhuma resposta negativa, antes pelo contrário, sentimos que as marcas estão ao nosso lado, temos o país inteiro ao nosso lado”, assegura.
“Os patrocinadores estão completamente do nosso lado e estão obviamente a dar-nos o máximo apoio e força para se encontrar uma solução. Estão certos de que iremos conseguir“, acrescenta.
Por parte da Porsche, senior sponsor do evento, o diretor de marketing em Portugal Nuno Costa, refere que “todos sabemos o quão apreciado é o torneio dentro do seio da organização ATP”, pelo que se mostra confiante de que “poderá haver espaço para o Estoril Open estar no calendário de 2025”, diz ao +M.
Quanto ao futuro da relação entre a marca de automóveis e o torneio desportivo, Nuno Costa diz que o contrato de patrocínio termina justamente na edição de 2025, e recorda que uma eventual renovação tem que “passar por uma nova negociação e por pressupostos que não temos ainda fechados”.
Mas pelo menos para já, para a presente edição, os patrocínios ao Millennium Estoril Open registaram inclusive uma trajetória de crescimento, segundo o diretor do torneio, tendo sido várias as marcas que se aliaram ao evento para a edição deste ano. Saídas de marcas como a Betway ou Rollex foram contrabalançadas pelas entradas da Betclic, Skechers, Maleo, André Opticas, entra Zeiss, DFK, Gin No.3, Gelateria Nannarella e Queijos Santiago.
De uma forma global, a totalidade dos patrocínios cobre entre 50 a 60% dos gastos totais do evento, cujo custo está estimado ultrapassar este ano os 4,7 milhões de euros. No entanto, os últimos anos têm sido “muito desafiantes” na busca por patrocínios. Depois dos anos “trágicos” da pandemia sentiu-se uma “retoma importante” em 2023, mas para 2024 João Zilhão experienciou “muita incerteza”.
“Estivemos sem Governo uma série de meses, houve muitas marcas no final do ano passado que travaram os seus investimentos com a incerteza política do país. Foi um ano desafiante para manter as marcas e ir atrás de novas, não foi nada um ano fácil, mas o evento está com uma boa projeção, está com um ótimo nome no mercado”, diz ao +M.
Este trabalho de procura por sponsors é “exaustivo” e desenvolvido ao longo de todo o ano: “Estamos o ano todo a vender patrocínios, nunca termina. Estamos já agora a vender para o próximo ano, a seguir ao evento continuamos a vender, a renegociar, é um trabalho contínuo, porque realmente este é um evento muito caro e que obriga a ter muito sucesso a nível comercial para o evento se poder pagar e ter a qualidade que tem“.
“Ao nível de patrocínios a família continua excelente, estamos muito contentes”, avalia João Zilhão. Desta “família” faz parte a Câmara Municipal de Cascais enquanto host locality e a Porsche e Emirates como senior sponsors. Já entre os official sponsors encontram-se as marcas Meo Empresas, Innowave, Ayvens, Bang & Olufsen, Azimut, Aquapor, Stereau, Macallan, Piper-Heidsieck, Aperol Spritz, Oak Berry, Brisa, Baebe, Isdin, Vanguard Properties, smeg, CTT, Avis, Hospital da Luz, Sacoor, Nespresso, Heineken, Graham’s, .pt, Altano, Andros, Bonne Maman, Wilson, Dunlop e Fever-Tree.
Anthea Security, Hotel Cascais Miragem, Vista Alegre, Meo Blue Ticket, CP, Bevents, 3cket, MBW, Fnac, Beltrão Coelho e Cooltra são os official partners do torneio e a CNN Portugal, TVI, Eurosport, RFM, Raquetc, NiT, JCDecaux, Cision e a Spectacolor são os media partners.
O torneio conta ainda com a Sociedade Ponto Verde, Federação Portuguesa de Ténis, Turismo de Portugal, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril como institucional partners e com a Academia dos Champs como social responsability partner. O clube oficial é o Clube de Ténis do Estoril.
Por parte da Porsche, o seu diretor de marketing em Portugal diz que o Millennium Estoril Open “é a melhor plataforma de ativação de marcas de luxo em Portugal” que, para além da “visibilidade em termos nacionais e internacionais através das transmissões em várias plataformas“, permite “promover o contacto com os clientes Porsche aficionados pelo ténis e também o contacto com o público em geral“.
Aplicando um investimento de cerca de 400 mil euros no evento, a marca automóvel vai dispor de um stand para expor um modelo topo de gama, bem como uma ação no circuito do Estoril com dois jogadores de topo do ATP e um piloto profissional. “São ações de condução desportiva onde estes jogadores experimentam emoções únicas a alta velocidade. Vamos também expor um espetacular 911 Dakar no court central pela sua ligação ao todo terreno e a terra batida”, adianta Nuno Costa ao +M.
Além disso, a Porsche vai contar com cerca de 12 viaturas a fazer o shuttle service de convidados VIP e com a transmissão de um filme promocional no court central. “Finalmente, toda a nossa rede está decorada com a comunicação do Estoril Open e a sua associação à Porsche nas suas fachadas”, diz o responsável pelo marketing da Porsche, estando em causa nove instalações de Braga a Faro.
“A cada edição, temos tido mais envolvimento e naturalmente, mais investimento no Estoril Open. Constituímos uma ótima parceria com a equipa organizativa e estamos muito alinhados com os desafios e projetos que nos lançam. Também os nossos colegas na Porsche AG nos dão os parabéns após cada edição pelos resultados obtidos e renovam o seu apoio para o ano seguinte. Senão cumprirmos alguns KPI’s não podemos renovar o patrocínio. Ou seja, há métricas que definimos como objetivos para poder continuar a associação”, diz Nuno Costa.
Já a Emirates diz que a parceria com o Millennium Estoril Open se alinha com o seu “compromisso em apoiar eventos desportivos que valorizam a ética desportiva, a excelência e o espírito de camaradagem” e com os objetivos globais da empresa, pelo que “representa um investimento estratégico para alcançarmos os nossos objetivos”.
“Ao nos associarmos ao principal torneio de ténis de Portugal, a nossa intenção é aumentar a visibilidade da marca e atingir um público global mais amplo“, explica a empresa sediada no Dubai ao +M, referindo que com este patrocínio “demonstramos o nosso compromisso com o mercado português e criamos oportunidades para nos conectarmos com clientes locais e entusiastas de ténis“.
“Esta interação fortalece as relações e ajuda-nos a servir melhor os nossos passageiros em Portugal. Além disso, a nossa participação em grandes eventos desportivos como o Estoril Open fornece oportunidades valiosas de networking, permitindo-nos criar relacionamentos com outras empresas, e potenciais parceiros”, acrescenta a empresa, não concretizando quanto investe neste patrocínio.
De forma a ativar a sua presença, a marca dispõe de “ações de branding em locais de destaque dentro do torneio, direitos de marketing digital, bilhetes de hospitalidade e outros benefícios exclusivos no Millennium Estoril Open deste ano”. Além disso, vai também desenvolver “várias iniciativas dentro e fora do recinto com o objetivo de envolver todos os fãs de ténis que irão estar presentes no torneio”.
O +M também enviou questões ao Millennium BCP, naming sponsor da competição, mas o banco optou por não responder, após se saber que a prova não fatia parte do calendário do circuito ATP para 2025. A instituição bancária assumiu este patrocínio em 2015 e renovou-o em 2022 por mais três anos (até 2025).
João Zilhão espera que esta relação com o Millennium BCP, que tem sido “excecional de ambas as partes”, possa continuar durante “muitos e bons anos”. “É mais do que um patrocínio, é uma parceria muito estreita, trabalhamos este evento em conjunto o ano inteiro, e é um patrocínio que realmente tem dado muitos frutos, e tem sido uma marca que tem ganho muita notoriedade e valor em Portugal e além fronteiras e é realmente um gozo enorme poder trabalhar a marca Millennium Estoril Open o ano inteiro”, afirma.
A verdade é que todos estes patrocínios são “absolutamente fundamentais” para o sucesso e saúde financeira do torneio, explica o seu diretor. Mas para isso é também importante “tratar bem os sponsors, dar-lhes o retorno que é necessário para eles ficarem contentes com o investimento, e depois dar razões suficientes para eles quererem continuar no projeto, porque não falta oferta no mercado para investirem o seu dinheiro noutro lado“, explica João Zilhão.
Nesse âmbito são desenhados patrocínios à medida de cada marca, com um budget adaptado à marca, à sua estratégia e ao que esta quer retirar do evento.
Em troca, as marcas podem contar com publicidade na campanha do evento e no court, nas redes sociais e campanhas de marketing digital. “E aí estamos a proporcionar awareness de marca, pura e dura, e muitas marcas valorizam isso, até porque o evento tem uma cobertura muito dignificante para o projeto e para as marcas“, diz João Zilhão.
Para essa cobertura, o Millennium Estoril Open conta com acordos com a TVI, CNN e Eurosport, assim como a rádio RFM. Em termos de transmissão televisiva, os jogos vão passar na sua totalidade na Eurosport, sendo que a final é transmitida em simultâneo na CNN Portugal. Além disso, a competição vai ser transmitida nas plataformas de streaming TVI Player e Tennis TV.
“A ideia é realmente que as marcas consigam retirar retorno através desta exposição que damos nos nossos media partners e com as horas de televisão que o evento tem“, diz João Zilhão, precisando que o evento contou com mais de 50 horas de transmissão em Portugal, ao que se somam cerca de três mil horas em mais de 150 territórios no mundo inteiro.
Em matéria de divulgação, o Millennium Estoril Open aposta na AKT Creative para a sua comunicação e conta também com um “acordo histórico” com a JCDecaux, numa parceria que já dura há nove anos e em que “basicamente são nossos patrocinadores e dão-nos uma cobertura de entre cinco a seis meses muito grande pelo país inteiro, em todos os seus formatos”, explica o diretor do torneio.
No âmbito desta relação, a JCDecaux vai estar presente na competição com uma exposição de fotografias que retratam os últimos nove anos do torneio e com nove mupis digitais, onde serão disponibilizados conteúdos dinâmicos do Estoril Open, como os resultados dos jogos em tempo real ou o calendário dos jogos seguintes. Além disso, naquela que é uma estreia, vai ser colocada uma coluna digital de forma a serem apresentados “conteúdos ‘anamórficos’ que criam a ilusão ótica de elementos em 3D”, refere-se em nota de imprensa.
Depois de no ano passado terem passado cerca de 42 mil pessoas pelo local, este ano são esperadas “umas poucas mais” pela organização. Muitas são já as sessões esgotadas para a capacidade de 3.500 lugares – começando desde logo pela final e meias-finais – o que comprova que “o evento tem muito apetite por parte do mercado“, diz João Zilhão.
Um dos pontos mais simbólicos da edição deste ano passa pela despedida do tenista português João Sousa, que faz o último torneio da sua carreira no Millennium Estoril Open 2024. Além disso, o torneio conta com um “quadro fantástico”, do qual fazem parte dois jogadores do top10 mundial (Casper Ruud e Hubi Hurkacz), diz João Zilhão.
Vão ainda marcar presença outros nomes da modalidade como Gael Monfils e Dominic Thiem ou João Fonseca, tenista brasileiro n.º1 do mundo de juniores, além de Nuno Borges, atual n.º1 português.
Mas existem também outros focos de atração para os visitantes, como street food, um Kids Place para os mais pequenos ou um Fun Center, ativado pela Federação Portuguesa de Ténis, que visa oferecer animação.
“Acho que há muitas razões, goste-se ou não de ténis, para vir ao Millennium Estoril Open 2024”, conclui João Zilhão.
(Artigo atualizado a 1 de abril com as respostas da Emirates)
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