Parlamento Europeu lança campanha de apelo ao voto
Entre 6 e 9 de junho quase 400 milhões de pessoas dos 27 Estados-membros são chamadas a votar nas eleições europeias. O Parlamento Europeu incentiva ao voto com testemunhos de cidadãos mais velhos.
Com o aproximar das eleições europeias — marcadas para 9 de junho em Portugal — o Parlamento Europeu lançou uma campanha de apelo ao exercício de voto, enquanto salvaguarda da democracia.
O vídeo da campanha, com uma duração de quatro minutos, mostra testemunhos de cidadãos mais velhos, oriundos de diferentes países da União Europeia, que transmitem às novas e futuras gerações histórias reais de como era a vida antes da democracia, visando demonstrar que esta não deve ser considerada como um dado adquirido.
O vídeo, através de nove versões mais curtas, marca presença em televisão, cinema, rádio e redes sociais em todos os Estados-membros. A criatividade é da &Co., agência criativa dinamarquesa.
“Estamos mais unidos na democracia europeia do que pensamos: entre nações, sensibilidades políticas e gerações. Nos tempos de polarização em que vivemos, é fácil esquecer isto e a nossa campanha foi criada para nos relembrar do que nos une“, diz o porta-voz e diretor-geral de comunicação do Parlamento Europeu, Jaume Duch, citado em comunicado.
Já Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, refere que “a democracia na União Europeia é mais importante do que nunca”. “É o vosso voto que decide a direção da Europa nos próximos cinco anos. Vai decidir em que Europa queremos viver. Não deixes que outros escolham por ti. Entre 6 e 9 de junho de 2024, vota. Todos os votos contam”, diz.
É com o slogan “Usa o teu voto. Ou outros decidirão por ti”, que o Parlamento Europeu dá assim início à segunda fase da sua estratégia de comunicação institucional, que inclui eventos mediáticos, ações de sensibilização digital, participação de parceiros públicos e privados, iniciativas da comunidade e programas educativos adaptados aos cidadãos de toda a União Europeia.
Segundo dados do Eurobarómetro do Parlamento Europeu, 60% dos 26 mil inquiridos entre todos os Estados-membros europeus estão interessados nas eleições europeias deste ano – mais 11 pontos percentuais do que no mesmo período pré-eleitoral em 2019. Entre os portugueses esta percentagem é de 51%.
Além disso, 71 % dos europeus afirmam também que provavelmente vão votar, naquele que é um aumento de dez pontos percentuais face às últimas eleições. No caso português, embora a percentagem em Portugal esteja ainda abaixo da média europeia — atingindo os 57% — está dez pontos percentuais acima do Eurobarómetro divulgado no período homólogo de 2019.
Segundo os mesmos dados, quatro em cada cinco europeus (81%) concordam que “o voto é importante para proteger a democracia” e que “o voto é importante para garantir um futuro melhor para as próximas gerações” (84%).
Por outro lado, mais de oito em cada dez europeus (81%), e nove em cada dez portugueses (90%), consideram que o voto é ainda mais importante dada a atual situação geopolítica.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.