Pessoas +M

Montenegro reconquista exposição mediática em abril

Rafael Ascensão,

O primeiro-ministro e líder do PSD destronou André Ventura, reconquistando a liderança da exposição mediática que tinha perdido para o presidente do Chega em março.

Luís Montenegro reconquistou a liderança da exposição mediática na televisão em abril, que tinha ganho em fevereiro mas perdido em março. O primeiro-ministro e presidente do PSD liderou o top de exposição mediática, ao protagonizar 194 notícias com 8 horas e 51 minutos de duração durante o mês passado.

Na segunda posição surge o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com 170 notícias de 8 horas e 39 minutos de duração. Já André Ventura, que foi quem mais apareceu nas notícias em março, caiu para o terceiro lugar do ranking, depois de protagonizar 170 notícias, com 7 horas e 10 minutos de duração. Os dados são do serviço Telenews, da MediaMonitor (Grupo Marktest).

Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS, segurou a quarta posição, com 112 notícias de 5 horas e 22 minutos de duração. O top cinco fica completo com Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda, que interveio na primeira pessoa em 98 notícias num total de 4 horas e 16 minutos de duração.

Na lista dos dez nomes que mais figuraram nas notícias em abril segue-se André Villas-Boas, recém-eleito presidente do Futebol Clube do Porto (3 horas e 52 minutos), Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal (3 horas e 44 minutos), Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP (3 horas e 40 minutos), Roger Schmidt, treinador de futebol do SL Benfica (2 horas e 55 minutos) e Hugo Soares, líder parlamentar do PSD (2 horas e 53 minutos).

A análise foi feita, de acordo com dados da Telenews, aos principais noticiários dos canais generalistas e excluiu programas, debates ou entrevistas. A contabilização do tempo refere-se ao tempo total de duração da notícia em causa.

Também segundo a Marktest, os três principais canais da televisão portuguesa – RTP1, SIC e TVI – emitiram em abril 238 horas de informação regular, registando uma quebra mensal de 2,2% e uma descida homóloga de 3,9%.

Durante o último mês foram emitidas um total de 6.821 notícias, numa quebra de 4,4% em relação ao mês anterior e de 4,7% quando comparado com abril do ano passado. A duração média das notícias emitidas foi de 2 minutos e 6 segundos, mais 3 segundos do que a duração registada em março.

Analisando por canais, a RTP1 foi novamente a estação que emitiu mais notícias, num total de 2.450 peças (menos 165 que em março). Já a SIC foi o canal que dedicou mais tempo em grelha à informação regular, com 89 horas de duração.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.