Comunicação

Francisca Seabra é a nova CEO da Burson. José Bourbon-Ribeiro deixa o grupo

Carla Borges Ferreira,

Francisca Seabra irá trabalhar com Piedade Guimarães, diretora de operações, e com Maria Silvestre, diretora financeira, que mantém as funções que já assumiam no grupo de comunicação. 

Francisca Seabra foi nomeada CEO da Burson, agência da WPP que resulta da fusão da Hill & Knowlton com a BCW. Na Hill & Knowlton desde 2017, a nova CEO era Chief Client Officer desde o início de 2023.

A Francisca provou ter fortes valências na sua relação de proximidade com clientes e é uma líder talentosa”, refere Scott Wilson, CEO da Burson para a região EMEA. “Estou confiante de que, sob a sua orientação, a Burson Portugal será a agência de referência para os clientes que procuram construir a sua reputação para obter vantagens competitivas e para os talentos que pretendem trabalhar com as principais marcas a nível mundial e construir carreiras extraordinárias”, acrescent, citado em comunicado.

Francisca Seabra irá trabalhar com Piedade Guimarães, diretora de operações, e com Maria Silvestre, diretora financeira, que mantêm, assim, as funções que já assumiam no grupo de comunicação.

“Numa fase tão empolgante para a Burson a nível global, é uma honra assumir este novo cargo. Estou muito orgulhosa da nossa equipa de profissionais altamente qualificados que todos os dias acrescentam enorme valor à nossa operação, e é com enorme entusiasmo que assumo o desafio de os orientar para melhor alavancarmos, em conjunto, o capital de reputação dos nossos clientes”, comenta, também citada em comunicado, a nova CEO.

Francisca Seabra vai substituir José Bourbon-Ribeiro, que assumiu o cargo de CEO da Hill+Knowlton Strategies Portugal em março de 2023, altura em que Francisco Teixeira passou a chairman do negócio de relações públicas em Portugal. Na liderança da agência contava com Francisca Seabra (Chief Client Officer), Piedade Guimarães (COO) e Maria Silvestre (CFO).

Um mês depois, Francisco Teixeira passou a CEO do GroupM, sucedendo a José Pedro Dias Pinheiro, que passou a chairman da companhia do grupo WPP com o negócio das agências de meios.

O grupo WPP anunciou a nível global, no final de janeiro, a fusão das suas duas maiores agências de comunicação, a Hill & Knowlton e a BCW. Desta operação surgiu a Burson, operacional desde 1 de julho de 2024.

“Através desta nova identidade, a Burson vai reforçar a sua liderança na indústria e oferecer soluções modernas de comunicação, com um grande foco na construção e preservação de reputação, a clientes de todo o mundo”, afirma a companhia.

Em Portugal, assegurou ao +M José Bourbon-Ribeiro, CEO da Hill & Knowlton, a alteração não terá impacto de maior. “Este caminho já vinha a ser feito há alguns anos quando a WPP decidiu, de forma pioneira, reunir as suas operações no WPP Campus em Lisboa. A BCW e a Hill & Knowlton não só acompanharam este movimento como passaram a partilhar a mesma equipa de gestão”, justificou o responsável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.