+M

Francisco Teixeira nomeado CEO do GroupM

António Costa,

José Pedro Dias Pinheiro, líder histórico do GroupM, vai passar a chairman da empresa que tem o negócio das agências de meios da WPP em Portugal como a Mindshare e a Wavemaker.

Francisco Teixeira é o novo CEO do GroupM, sucedendo a José Pedro Dias Pinheiro, que passa a chairman da companhia do grupo WPP com o negócio das agências de meios, de acordo com um comunicado interno a que o ECO teve acesso.

Francisco Teixeira, Manuel Maltez e José Pedro Dias Pinheiro.

A promoção de Francisco Teixeira, de resto, sucede a uma mudança recente na H+K, a sociedade de relações públicas do grupo WPP, da qual era líder executivo. O gestor passou a chairman, função que vai manter, e entrou José Bourbon-Ribeiro para CEO. “A WPP e o GroupM são a casa perfeita para quem, como eu, quer estar permanentemente a aprender e a ser desafiado, a desenvolver e a criar com impacto”, afirma Francisco Teixeira no mesmo comunicado interno, distribuído esta manhã de terça-feira aos colaboradores do grupo.

Francisco Teixeira, 43 anos, com formação em jornalismo e ciência política, foi jornalista em meios como o Independente, o Diário Económico e a Renascença, passando depois para a área da comunicação e relações públicas. Fundou a agência FxT e, depois, foi líder desta área de negócio dentro do grupo WPP em Portugal nos últimos sete anos. E hoje a H+K tem cerca de 90 colaboradores.

José Pedro Dias Pinheiro, CEO do GroupM há 25 anos, passa assim à função de chairman da empresa. “O Francisco junta-se ao GroupM numa altura importante da sua transformação. A sua energia e visão vão ajudar a consolidar um caminho traçado há alguns anos, que visou a preparação das nossas companhias para servir os clientes num mundo cada vez mais complexo e exigente, onde dados e tecnologia desempenham um papel fundamental”, nota o gestor.

No comunicado a que o ECO teve acesso, o presidente executivo da WPP em Portugal, Manuel Maltez, aponta as razões desta mudança. “O José Pedro Dias Pinheiro acompanhou o evoluir dos tempos, antecipou tendências e preparou há muito o GroupM para a transformação tecnológica que estamos a viver. Com a entrada do Francisco Teixeira, reforçamos e rejuvenescemos a liderança do GroupM, com a mais-valia de continuarmos a contar com a experiência e a presença do José Pedro, agora na qualidade de chairman”.

O portfólio do GroupM — a empresa líder em termos mundiais no investimento em meios — inclui as agências Mindshare, Wavemaker, EssenceMediacom e mSix&Partners, bem como a Choreograph (Data & Technology), o GroupM Nexus (Cross-Channel Performance & Activation) e o GroupM Investment. Internacionalmente, o GroupM é apontado como líder das agências de meios, segundo um relatório recente da COMvergence.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.