Media

Diogo Freitas fora da empresa que vai comprar JN e TSF

Carla Borges Ferreira,

A participação de Diogo Freitas vai ser comprada pela Ilíria, que se torna a maior acionista da Verbos Imaculados, empresa que junta os empresários que assumiram a compra dos títulos da Global Media.

Diogo Freitas, que começou por dar a cara pelo grupo de empresários que vai comprar o Jornal de Notícias e a TSF, está fora do negócio. A decisão foi avançada pelo próprio ao +M e acontece cerca de três meses após ter deixado a administração da Notícias Ilimitadas, empresa que vai ficar com os títulos.

“A OTI investimentos tomou a decisão de desinvestir nos media, vendendo a sua participação de 25% na empresa Verbos Imaculados. O comprador é um sócio, a Iliria, que assim passará a deter 35% do capital”, explica ao +M.

Esta decisão de desinvestir neste negócio pretende libertar meios para investimentos em áreas onde seremos capazes de fazer a diferença e acrescentar valor, algo que não vislumbrávamos ser capazes neste negócio“, justifica Diogo Freitas. “Temos a agradecer aos sócios da Verbos Imaculados, nomeadamente ao Jorge Ribeiro, ao Alexandre Bobone, ao Samuel Farinha e ao José Rogeira, por todo o apoio”, conclui. A OTI investimento teria investido, até ao momento, menos de um milhão de euros na operação, adianta o responsável, sendo esse o montante que vai reaver.

A sua participação de 25% na Verbos Imaculados — empresa que vai cerca de 6% da Noticias Ilimitadas — será então comprada pela Ilíria, que passa dos 10% para os 35%. Parsoc (30%), Domingos de Andrade (20%) e Mesosytem (15%) são os restantes acionistas da empresa que vai ficar com o Jornal de Notícias, O Jogo, Revistas JN História, Notícias Magazine, Evasões, Volta ao Mundo e TSF. A Notícias Ilimitadas terá também uma participação dos atuais donos da Global Media, que ficam com 30%, sendo os restantes 9% de uma cooperativa de jornalistas.

Como o +M avançou no final da semana passada, a assinatura do contrato definitivo de venda do Jornal de Notícias, Jornal de Notícias História, sites NTV e Delas, da Notícias Magazine, d’O Jogo, da Volta ao Mundo, da Evasões e também da empresa dona da TSF foi adiada para a segunda quinzena de julho.

Entretanto, o consórcio fez nova transferência para a Global Media, para assegurar o pagamento dos salários de junho. Este montante, recorde-se, junta-se aos cerca de 4,3 milhões adiantados até junho.

A administração da nova estrutura terá um representante da Global Media e três indicados pelo consórcio fundador do novo grupo. A liderança será de Domingos de Andrade que, na prática, desempenhará as funções de administrador executivo da empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.