Municípios rejeitam acusação do Governo e dizem que já apresentaram proposta de aumento para bombeiros

  • Alexandre Batista
  • 2 Outubro 2024

Associação Nacional de Municípios diz ser “com estranheza e estupefação” que ouviu a ministra da Administração Interna responsabilizar as autarquias pelo mau estar que provocou o protesto desta tarde.

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) reagiu com “estranheza e estupefação”, ao final da tarde desta quarta-feira, às palavras da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, que no Palácio de São Bento afirmou que “os Bombeiros Sapadores que estão a manifestar-se junto à Assembleia da República não têm como patrão o Estado e dependem das autarquias locais”.

Para a entidade liderada por Luísa Salgueiro, “é com estranheza e estupefação que ouvimos as declarações da Ministra da Administração Interna, pretendendo responsabilizar os municípios pelo protesto dos bombeiros sapadores”.

Afirma a ANMP que “desde a reunião realizada, no dia 12 de junho, com o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias e o secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, que se encontra nas mãos do governo uma proposta da ANMP, incluindo a revisão da carreira e remunerações destes bombeiros”.

É ainda sublinhado no comunicado que, considerando a reivindicação de “revisão da carreira profissional e respetiva remuneração” que levou os bombeiros a um protesto durante o dia, é ao Governo que cabe agir. “A ANMP apresentou uma proposta, que foi amplamente consensualizada, a que o Governo ainda não deu seguimento. O que se impõe é que a Ministra da Administração Interna assuma politicamente a necessidade de resolver estas questões que preocupam os bombeiros e os municípios”.

Também esta quarta, o ministro da Presidência secundou as palavras da colega de Governo. Falando de “instrumentalização política” do protesto dos bombeiros sapadores, Leitão Amaro afirmou que aquilo que o Governo tem pela frente é “um problema com décadas”, que tenta resolver, e reiterou que os bombeiros “são trabalhadores das autarquias”.

Abordando o que considera ser o papel do Governo nesta matéria, o ministro da Presidência disse que “é de legislador”. Já as autarquias, “verdadeiramente é que decidem os recursos que têm, que decidem a gestão e a organização das condições de trabalho”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Municípios rejeitam acusação do Governo e dizem que já apresentaram proposta de aumento para bombeiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião