X e Unilever chegam a acordo em processo por “boicote ilegal”
O acordo alcançado com a Unilever fará com que a mesma continua a anunciar na plataforma. O X garantiu que vai prosseguir com as suas reivindicações contra os outras marcas envolvidas no processo.
O X (ex-Twitter) decidiu retirar a Unilever do processo com que deu entrada em tribunal, onde alegava que o grupo dono de marcas como Axe, Rexona, Dove ou Hellmann’s e outros anunciantes conspiraram para fazerem um “boicote ilegal” à publicidade que levou à perda de receitas por parte da rede social.
A rede social retirou as suas alegações contra a Unilever, uma vez que chegou a acordo com o grupo, refere a Reuters. Já a World Federation of Advertisers (WFA) e os outros réus – GARM, CVS Health, Mars e Orsted – ainda não responderam ao processo intentado pelo X. A agência de notícias revela ainda que o X se recusou a comentar os termos do acordo, mas que garantiu que vai prosseguir com as suas reivindicações contra as outras entidades envolvidas no processo.
Foi na própria rede social que o X confirmou que chegou a acordo com a Unilever, o que fará com que a mesma continua a anunciar na plataforma. “O X está satisfeito por ter chegado a um acordo com a Unilever e por dar continuidade à parceria na plataforma. As notícias de hoje são a primeira parte da solução para todo o ecossistema e estamos ansiosos por mais resoluções em todo o setor“, escreveu a rede social.
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Já a Unilever disse em um comunicado que chegou a um acordo com o X, que se comprometeu a corresponder ao seus “padrões de responsabilidade para garantir a segurança e o desempenho” das suas marcas na plataforma”.
O recuo e saída de muitos anunciantes está relacionado com a decisão de Musk de suavizar as medidas de moderação de conteúdo na plataforma e com receios relacionados com a proliferação de conteúdos de discurso de ódio.
Foi em agosto que o X, de Elon Musk, decidiu avançar com um processo contra a WFA, a GARM e um grupo de anunciantes, acusando-os de fazerem um “boicote ilegal” que levou à perda de receitas por parte da rede social. O processo que deu entrada num tribunal do Texas referia-se ao período de 2022, logo após Musk comprar a rede social, em que a receita de publicidade caiu a pique.
Musk tem tido uma relação difícil com os anunciantes desde que comprou a rede social. Recorde-se que respondeu “Go fuck yourself“ aos anunciantes que estavam a deixar a rede social, numa entrevista dada em novembro. “Se alguém quiser tentar chantagear-me com anúncios, com dinheiro? Gofuckyourself. Não anunciem”, repetiu o dono do X.
Na altura, Musk admitiu também que a debandada das grandes marcas podia levar a empresa à falência. “O que este boicote vai fazer é matar o X. O mundo inteiro vai saber que esses anunciantes mataram a empresa”, continuou o dono da Tesla.
A debandada de anunciantes que se verificava no X nessa altura podia levar a perdas de até 75 milhões de dólares (cerca de 68,46 milhões de euros), segundo uma projeção avançada então pelo The New York Times.
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