Media

PS quer garantir manutenção da publicidade na RTP

Lusa, + M,

A manutenção da publicidade na RTP está entre as 38 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 apresentadas esta sexta-feira.

O PS incluiu a manutenção da publicidade da RTP entre as 38 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 apresentadas esta sexta-feira. A líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão, afirmou que para o PS é fundamental um “serviço público de rádio e televisão devidamente financiado” porque esse “é necessário para o pluralismo dos meios de comunicação social“.

A “garantia da manutenção da publicidade da RTP enquanto forma de financiamento“, faz então parte das propostas apresentadas pelo partido liderado por Pedro Nuno Santos, sendo esta vista como garante da “sustentabilidade do serviço público de rádio e televisão”, adiantou.

O Governo, recorde-se, tem reafirmado que o fim, em três anos, da publicidade na RTP1 não implica uma descapitalização da empresa. O facto de se dizer “que há um plano de descapitalização, um plano de desmembramento [da RTP] é manifestamente exagerado, para não dizer descabido”, até porque “a única coisa que estamos a alterar é a fonte de financiamento de 9% das receitas da RTP, 9% que mesmo que se nós não fizermos nada se calhar no próximo ano é 8% e depois é 7%”, afirmava o ministro do a Assuntos Parlamentares no final de outubro, na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.