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Grupo Renascença Multimédia apresenta novidades. Quer “crescimento a todos os níveis”

Rafael Ascensão,

O grupo dono da RFM, Renascença e Mega Hits está focado em chegar a mais pessoas no digital, bem como em aumentar a audiência acumulada de véspera, o share de audiência e o reach, diz Ramos Pinheiro.

O Grupo Renascença Multimédia apresentou esta quarta-feira um conjunto de novidades nas grelhas das suas rádios: RFM, Rádio Renascença e Mega Hits. O objetivo que o grupo projeta é “obter um crescimento a todos os níveis, de audiência acumulada de véspera, share de audiência ou reach, e chegar cada vez mais às pessoas na nossa pegada digital“, diz José Luís Ramos Pinheiro, gerente do grupo.

“A rádio hoje em dia não é apenas e só aquilo que se ouve no FM, é aquilo que está presente em todo o universo em que circula a informação e entretenimento, a música, o humor, os conteúdos… é nessa pegada global que queremos crescer e queremos impactar cada vez mais as pessoas. E os estudos que fazemos muito periodicamente indicam-nos que as alterações que estamos a fazer nos vão permitir esse crescimento“, afirmou o responsável ao +M, à margem do evento de apresentação de novidades.

Para isso o Grupo Renascença Multimédia está a “tentar recriar o futuro, com base em apostas muito cirúrgicas“, tanto a nível de grupo como também nos seus diferentes canais. “Cirúrgicas porque são adequadas a cada uma das situações”, detalhou.

Também “decisivo” para a obtenção de resultados é que o grupo seja capaz, “em todas as frentes e em todas as circunstâncias”, de “manter a empresa mobilizada”. “Todos os dias, no contacto com o público – -seja pela via digital, seja pelo on air temos de ser capazes de demonstrar que a inovação está do nosso lado“, acrescenta José Luís Ramos Pinheiro.

Embora não avance objetivos, porque “isso seria dar trunfos à concorrência“, a liderança de mercado é “sempre um objetivo”, até porque é essa a “tradição” do grupo, refere o gerente do Grupo Renascença Multimédia. “Nos últimos 50 anos de democracia, fomos líderes em 40 anos do mercado de rádio”, afirma.

“Esse é obviamente o nosso ADN, o de liderança. É evidente que não temos nenhuma pretensão de acertar sempre. Somos humildes, aprendemos com os erros, mas sabemos exatamente para onde vamos. E temos objetivos. Não vamos à toa ao mercado. Não vamos por pequenas vendetas para o mercado para tentar irritar alguém, não faz parte do nosso mindset. Quando vamos para o mercado — às vezes de facto de uma forma mais agressiva, outras vezes sem essa agressividade — é porque achamos que é necessário ir para resolver e responder a um desafio que temos”, acrescenta.

O Grupo Renascença Multimédia fechou 2024 com uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) de 24,6%, atrás da Bauer Media, dona da Rádio Comercial, M80 e Cidade FM, que conseguiu uma AAV de 29,9%. O reach semanal do grupo Renascença Multimédia situou-se nos 48,5%, com um share de audiência de 30,3%.

RFM

Mais do que uma mudança, as novidades apresentadas na RFM pretendem ser uma “evolução”, que assenta num eixo principal que é o da inovação, desde logo através de uma aposta em duplas nos programas. “O que procurámos fazer foi desencaixar as equipas, trazendo duplas para a rádio“, explicou António Mendes, diretor da estação, acrescentando que é “altamente gratificante” quando vê “outros” a replicarem os passos dados pela RFM.

As pessoas são o outro eixo em que assenta a evolução da rádio. “Temos a certeza que estamos num caminho de potenciação de relação com os nossos ouvintes“, disse António Mendes, sobre um caminho que está a ser feito “rumo a uma liderança que temos a certeza que vai acontecer“.

No que toca à programação da estação, Pedro Fernandes regressou ao programa “Café da Manhã” (7h-10h), fazendo tripla com Mariana Alvim e Luís Pinheiro para “três horas dinâmicas para levar os portugueses ao trabalho com boa disposição”, refere-se em nota de imprensa.

“Para quem tem o rádio ligado no local de trabalho ou anda de carro de um lado para o outro, a Catarina Figueiredo e o Daniel Fontoura são a companhia certa para uma manhã bem passada. Histórias do dia, curiosidades e boa disposição sempre acompanhados de grandes músicas”, lê-se na mesma informação sobre o programa “Corta Para” (10h-13h).

A RFM apostou também em Rodrigo Gomes e Inês Andrade, que “trazem a dose necessária de parvoíce para tirar o sono, mesmo a quem tenha tido um almoço pesado” no programa “Num Mundo Ideal” (13h-16h).

Vindo da Cidade FM (do Grupo Bauer Media), Hélder Tavares juntou-se à RFM, com o programa “Tá Bonito” (16h-19h). Entre as 19h e as 22h a emissão passa a ser conduzida por Joana Cruz, que “acompanhada de grandes músicas, garante a companhia necessária a quem viaja de carro ou trabalha à hora de jantar”, com o seu programa “O da Joana”.

“Boa Noite ou Whatever” (22h-00h), programa de Ana Pinheiro, promete ser a companhia certa para depois do jantar, onde vão ser exploradas as “novas tendências da música para os próximos tempos”.

O programa “Oceano Pacífico”, que comemorou 40 anos no ano passado e agora liderado por Ana Colaço, leva até aos ouvintes músicas calmas e intemporais durante duas horas (00h-02h). Já quem acorda bem cedo pode contar com a companhia de Jéssica Mendes e do seu programa “Pré-manhã” (06h-07h).

Rádio Renascença

No caso da Renascença, o “mais importante é a autenticidade e cumplicidade”, disse no evento Pedro Leal, diretor da estação, acrescentando que o objetivo passa por ter uma “rádio com personalidade“. “Queremos ser mais informais e mais próximos das pessoas com uma nova forma de estar com as pessoas”, afirmou. Nesse sentido, à exceção do programa “As Três da Manhã”, toda a grelha da Renascença foi renovada.

Rejuvenescer a audiência foi outro objetivo apontado, assim como apostar no humor. Mas os programas de informação fazem também parte dos conteúdos mais apetecíveis pelos ouvintes da Renascença, “desde logo porque temos um nível de confiança muito alto“, explicou Pedro Leal. O diretor referiu ainda que tem sido feito, desde 2018, um caminho de adaptação na forma como a rádio faz informação, acrescentando que também no digital a Renascença tem conseguido expandir a sua marca.

Em termos de alterações, e no que diz respeito a movimentações internas, as vozes de Paulo Fragoso e José Coimbra, vindas da RFM, e de Inês Nogueira, da Mega Hits, juntam-se agora à Renascença. Na nova grelha, a seguir às Três da Manhã, entram no ar José Coimbra e Teresa Oliveira, sendo que das 10h às 13h há interação com ouvintes, histórias e um jogo para participar “Facto ou Fake”.

A 17 de fevereiro, Inês Nogueira estreia-se na Renascença, num programa onde a animadora leva aos ouvintes música e “coisas que podem parecer óbvias, mas não são”, entre as 13h e as 16h.

A partir das 16h é a vez de se ouvir Paulo Fragoso, que vai acompanhar os ouvintes no final do seu dia de trabalho para os “preparar para o regresso a casa”. Já o humor de Daniel Leitão mantém-se às 17h15 com o programa “Seja o que Deus quiser”, sendo que às 18h35 o microfone é das crianças e da Miriam Gonçalves com o “Reporterzinho lá de casa”.

Às 20h30 mantém-se a recitação do terço e às 21h é tempo do Hotel Califórnia com Paulino Coelho. Pelas 23h, aprofundam-se as notícias do dia na Edição da Noite. Já a partir da meia-noite, a emissão fica a cargo de Carlos Bastos e, entre as 02h e as 05h, de Óscar Daniel. Às cinco da manhã é Miriam Gonçalves a responsável por acompanhar os ouvintes “no início de mais um dia, antes do turbilhão d’As Três da Manhã”.

Recorde-se que a 30 de março, a Renascença promove também a sua primeira meia maratona sob o mote “Quem corre por gosto não falta”. Com uma distância de padrão de 21,0975 km e partida e chegada na cidade de Fátima, a prova visa “desafiar os entusiastas da corrida num compromisso com a saúde e o bem-estar“. No entanto, a iniciativa contempla também a realização de uma caminha de 7 km que “oferece uma alternativa mais curta para os participantes”.

Mega Hits

No caso da Mega Hits, que celebra 26 anos este ano, esta visa ser uma rádio “100% de música direcionada para um target gen Z“, explicou o diretor de programação, Nélson Cunha.Temos de estar muito atentos ao que são as tendências para entrar em contacto com os ouvintes com a musica certa, porque a facilidade com que carregam no botão para mudar é imensa“, acrescentou.

A estação conta com novidades no campo do humor, que é um segmento que os mais novos querem consumir não só em linear mas também através de outras plataformas, nomeadamente através de podcasts, segundo o responsável, pelo que a Mega Hits vai começar a contar com a “presença” do humorista João Miguel Costa.

Em termos de programação, a emissão entre as 6h e as 10h é conduzida por Pilar Lourenço e Joana Sequeira, com o programa “Snooze”. Já entre as 16h e as 20h os ouvintes podem contar com o programa “Drive-In” e com as vozes de Maria Petronilho, Catarina Maia e Madalena Costa. Diogo Pires e Matilde Prata completam a equipa que dá voz à rádio.

Para além da emissão em rádio, a Mega Hits “marca uma forte presença no digital, através das redes sociais e de conteúdos inovadores que vão ao encontro” dos interesses e estilos de vida dos mais jovens, refere-se em nota de imprensa.

“Com presença nos maiores festivais, nas festas académicas e nos eventos que definem as novas gerações, sempre com a melhor música e as tendências que moldam a cultura jovem”, acrescenta-se.

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