Mais de um quarto dos CMO com adoção limitada ou nula de GenIA nas suas campanhas de marketing
Embora os CMO demonstrem preocupações quanto ao retorno sobre o investimento feito em GenIA, 47% aponta que a sua adoção lhes traz um grande benefício na avaliação e reporting das suas campanhas.
Mais de um quarto (27%) dos chief marketing officer (CMO) revelam que as suas equipas ainda não adotaram inteligência artificial generativa (GenIA) nas suas campanhas de marketing ou fizeram-no apenas de uma forma limitada.
A conclusão é de um estudo da Gartner, que inquiriu 418 líderes de marketing nos EUA entre julho e setembro, e que especifica que 21% das organizações analisadas estão a explorar as capacidades desta tecnologia de uma forma muito limitada, enquanto 6% não estão a fazer qualquer uso da IA generativa.
Em sentido contrário, cerca de 15% dos CMO refere que as suas equipas já faz um uso “extremamente amplo” da GenIA. Embora os chief marketing officers demonstrem preocupações quanto ao retorno sobre o investimento feito em GenIA, quase metade (47%) aponta que a adoção de GenIA lhes traz um grande benefício na avaliação e reporting das suas campanhas.
O estudo revela ainda que, entre as organizações que adotaram esta tecnologia, 77% o fez para ajudar em tarefas relacionadas com desenvolvimento criativo, enquanto 48% implementou esta tecnologia para desenvolvimento estratégico.
Com 44,5% dos orçamentos totais de marketing a serem gastos em campanhas e planos de media, a maioria dos CMO mostra-se insatisfeita com o desempenho das campanhas, com 87% dos responsáveis, em média, a relatarem que tiveram problemas de desempenho nas suas campanhas nos últimos 12 meses.
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