Ideias +M

API e JCDecaux homenageiam jornalismo português em campanha outdoor

+ M,

Assente em abrigos e mupis da JCDecaux de norte a sul do país e ilhas, a iniciativa mostra capas de jornais que demonstram ou demonstraram a importância do jornalismo para a construção da democracia.

A Associação Portuguesa de Imprensa (API) e a JCDecaux uniram esforços na criação de uma campanha de homenagem ao jornalismo português para celebrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se assinala anualmente no dia 3 de maio.

Sob o mote “De Norte a Sul, a Liberdade escreve-se todos os dias”, a campanha out-of-home (OOH) “destaca o papel essencial do jornalismo, nomeadamente o regional, na construção de uma sociedade livre, informada e consciente”.

Assente em abrigos e mupis da JCDecaux de norte a sul do país e ilhas, a iniciativa mostra capas de jornais que demonstram ou demonstraram a importância do jornalismo para a construção da democracia e para o interesse público.

É uma iniciativa com enorme simbolismo, que valoriza o trabalho dos jornalistas e reconhece, de forma muito concreta, a importância do jornalismo regional e local — absolutamente essencial à coesão social e à vitalidade democrática de qualquer país. Ver as capas dos nossos associados espalhados por todo o país, nos locais por onde milhares de pessoas passam todos os dias, é uma forma de devolver protagonismo e visibilidade a quem está diariamente no terreno a informar com rigor e proximidade”, diz Paulo Ribeiro, vice-presidente da direção da Associação Portuguesa de Imprensa, citado em comunicado.

Já por parte da JCDecaux Portugal, o seu diretor-geral Philippe Infante começa por referir que a JCDecaux “acredita que o espaço público deve ser mais do que funcional”, devendo também “ser um espaço de cidadania”. “Esta campanha é um exemplo perfeito disso”, diz.

Ao colocar o jornalismo no espaço publico no centro das cidades, estamos a lembrar o seu papel vital como ferramenta para a liberdade e progresso. Acreditamos que a informação é um bem essencial, e que tanto o jornalismo como a comunicação exterior podem, juntos, contribuir para comunidades mais conscientes, participativas e coesas“, acrescenta.

Desenvolvida em colaboração com a LLYC, a campanha apresenta-se ainda como um “tributo à resiliência dos jornalistas portugueses e à liberdade de imprensa, num momento em que o acesso à informação continua a ser um alicerce fundamental do progresso coletivo”, refere-se também em nota de imprensa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.