Mais de metade dos marketeers prevê parcerias com um maior número de influenciadores em 2025
O aumento da notoriedade da marca é o principal objetivo dos marketeers nas parcerias com influenciadores. A esmagadora maioria reconhece os melhores resultados obtidos com os seus conteúdos.
A popularidade do marketing de influência continua a crescer. Numa altura em que 80% das marcas são parceiras de dez ou menos influenciadores, mais de metade (59%) dos profissionais de marketing prevê fazer parcerias com um maior número de influenciadores em 2025, em comparação com o ano passado.
Por outro lado, apenas 37% planeiam fazer parcerias com o mesmo número de influenciadores. Os dados são da Sprout Social, que inquiriu 650 marketeers com responsabilidades relacionadas com gestão de redes sociais e de marketing de influência dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália para o seu “Q1 2025 Pulse Survey”.
A análise indica também que as marcas B2C (business to consumer) tendem a envolver-se num maior número de parcerias com influenciadores, com 52% destas marcas a apostarem em parcerias com entre seis a dez influenciadores, enquanto 23% são parceiras de entre 11 a 19 influenciadores.
São quase também metade (49%) os profissionais de marketing B2B (business to business) que preveem que o conteúdo de influenciadores seja uma tendência em 2025.
Os motivos apontados para justificar o investimento em marketing de influência variam, sendo que 67% das marcas entendem que este investimento permite aumentar a notoriedade da marca. O aumento da credibilidade e confiança (54%), impulsionar o engagement com o público e a fidelidade de clientes (37%), informar sobre o desenvolvimento e cocriação de produtos (29%) ou o aumento da receita (24%) são outros motivos elencados.
A esmagadora maioria (92%) dos marketeers aponta mesmo que o conteúdo de influenciadores supera os conteúdos orgânicos publicados pela própria marca nas suas contas, com 90% a indicarem que os conteúdos de influenciadores colhem um maior engagement e 83% a associarem os conteúdos de influenciadores a mais conversões, em relação aos conteúdos próprios da marca.
Segundo os inquiridos, uma abordagem “always on” ajuda também as marcas a cultivar relacionamentos de longo prazo tanto com os influenciadores como com o seu público. Na verdade, quase três em cada cinco dos profissionais de marketing B2B utilizam uma abordagem de marketing de influência sempre ativa (always on).
O estudo aponta que 99% das equipas que utilizam esta abordagem avaliam os seus programas como eficazes. Por outro lado, existe uma probabilidade 17 vezes maior que profissionais de marketing que não utilizam uma abordagem always on relatem que a sua estratégia é pouco eficaz.
A análise da Sprout Social refere ainda que 39% das marcas ainda dependem de pesquisas manuais para encontrar influenciadores e que, ao longo dos próximos anos, as empresas vão investir em software com tecnologia de inteligência artificial (IA) para otimizar a gestão de influenciadores, simplificando o processo de identificação dos parceiros de marca mais indicados e o controlo dessas parcerias.
Outros dados da Sprout Social revelam ainda que, em termos de plataformas, o Instagram é aquela que recolhe maior preferência para campanhas de influenciadores por parte das marcas (57%), seguindo-se o TikTok (52%), YouTube (37%), o Facebook (28%) e o LinkedIn (12%).
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