IRS 2024

A que associação consignar o IRS? Os argumentos das campanhas

Rafael Ascensão,

A consignação do IRS representa uma receita importante para muitas associações, que reforçam a sua comunicação nesta altura do ano. Conheça algumas das campanhas.

Na altura de entrega do IRS, uma percentagem pode ser destinada a apoiar causas ou instituições. Este ano são 5.273 as entidades pelas quais se pode optar, um aumento de 236 em relação ao último ano.

Com a lista de possíveis beneficiários a crescer, as instituições beneficiárias tentam convencer os contribuintes de que são a melhor opção no momento da decisão. A criatividade e as campanhas de apelo à consignação ganham então palco e podem fazer a diferença.

Os contribuintes podiam escolher até ao final do mês de março, entre estas mais de cinco mil entidades, a qual delas queriam consignar, com essa informação a ser associada ao IRS automático. Mas, caso não o tenha feito, porque pode sempre dar agora essa indicação na entrega da declaração de IRS.

Para isso basta preencher o quadro 11 do Modelo 3 da sua declaração de IRS, assinalando a opção “Instituições de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública”, e indicar o número de contribuinte da entidade a que deseja consignar parte do imposto. Recorde-se que o prazo para entregar a declaração de IRS decorre até 30 de junho.

Este ano duplicou também o limite máximo a consignar, de 0,5% para 1% (excluindo para as associações juvenis e de estudantes, que ficaram fora deste bónus), permitindo que os contribuintes reforcem o apoio às causas que escolhem, sem qualquer custo adicional. Recorde-se que a consignação do IRS não implica a perda de qualquer parte do reembolso, uma vez que a verba “doada” é retirada do imposto devido ao Estado.

No ano passado, quando a percentagem de consignação ainda era de 0,5%, mais de um milhão de famílias doaram 37,4 milhões de euros de receita de IRS, que iriam entregar ao Estado, a cerca de cinco mil instituições solidárias, desportivas, religiosas e culturais. Isto significa que, em média, cada entidade recebeu cerca de 7.500 euros, segundo dados enviados por fonte oficial do Ministério das Finanças ao ECO.

Representando a consignação do IRS, muitas vezes, uma receita importante para estas entidades, são várias as instituições que apostam assim em campanhas para tentarem captar a maior fatia possível deste bolo que tem vindo a crescer, contando muitas vezes com o apoio pro bono das agências e de outros parceiros. O +M compilou algumas das campanhas.

  • Academia Semear

Com o mote “1% do seu IRS Bem Empregado!” e com o desafio “Empregue 1% do seu IRS para empregar pessoas com dificuldade intelectual”, a campanha da Academia Semear evoca uma palavra bem familiar dos portugueses, a empregabilidade, que é o centro da atividade desta associação. A campanha mostra assim casos reais de sucesso de pessoas que, orgulhosamente, têm o seu emprego e quiseram dar a cara pela campanha. O conceito foi criado pela Buzzness, o design de Ricardo Capote e a estratégia digital da Blue Pepper. NIF 508 908 507

  • APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

Desenvolvida criativamente pela agência Lola Normajean, a campanha de apelo à consignação da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima tem como mote “Sem a sua ajuda, a violência não vai parar”. A campanha convida os portugueses a consignarem gratuitamente 1% do seu IRS à APAV para apoiar as vítimas de crime e violência a encontrarem apoio e segurança, pois “sem a sua ajuda a violência não vai parar”. NIF 502 547 952

  • APOIARTE – Casa do Artista

A APOIARTE – Casa do Artista é outra das instituições que apela à consignação do IRS. Referindo que na Casa do Artista se cuida de “quem nos faz sonhar”, a associação desafia os portugueses a contribuírem com 1% do seu IRS para a APOIARTE. Simone de Oliveira é a protagonista da campanha, que conta com a voz de José Raposo. NIF 501 705 163

  • Associação Acreditar

É sob o conceito “Ajudar é tão fácil como uma brincadeira de criança” que a campanha da Associação Acreditar (Associação de pais e amigos de crianças com cancro) descomplica o processo de consignação, ao transformar o ato de indicar o NIF da Acreditar na declaração do IRS, numa leve e familiar “brincadeira de criança”. Este conceito ganha vida ao incluir o NIF da associação em jogos infantis clássicos, desde a contagem das escondidas até ao desenho a giz de um jogo da macaca ou às fichas de um jogo de quatro-em-linha. A criatividade é da Tux&Gill e a produção da The End Films. NIF 503 571 920

  • Associação Mansarda

Já a Mansarda convida os portugueses a doar 1% do seu IRS para a ajudar na sua missão de apoiar artistas nacionais quando a vida lhes troca as voltas. Sob o conceito “Quanto vale 1% de uma emoção?”, a campanha procura mostrar que os trabalhos dos artistas fazem diferença nas vidas de toda a gente. Para isso, com a ajuda da FCB Lisboa, procurou desenvolver “uma abordagem emocional, próxima e humanizada, lembrando que a arte está em cada arrepio provocado por uma peça de teatro, em cada lágrima ao ouvir uma canção, em cada palavra que faz sonhar — e que aqueles que proporcionam essas emoções também merecem ser amparados”. NIF 513 258 299

  • Associação Salvador

Desenvolvida pela agência Alfred e produzida pela Merlin Filmes + Conteúdos, a campanha de apelo à consignação do IRS da Associação Salvador visa sensibilizar a sociedade para a falta de acessibilidade e de oportunidades e para as suas consequências na vida de milhares de pessoas com deficiência motora. Com voz-off do ator Ivo Canelas, a campanha mostra como a consignação do IRS à Associação Salvador ajuda a que pessoas com deficiência possam “IR”. NIF 506 723 364

  • Associação Sara Carreira

A Associação Sara Carreira também lançou uma campanha onde apela à consignação do IRS, referindo que o principal objetivo da associação é incentivar a continuidade da formação e apoiar o desenvolvimento pessoal de jovens com poucos recursos financeiros, ajudando-os a realizar os seus sonhos e a alcançar novos horizontes, através da atribuição de bolsas de estudo. “Ao fazer esta simples, mas significativa ação, estará a direcionar 1% do seu IRS para a Associação Sara Carreira, contribuindo para um futuro mais justo, onde todos têm a oportunidade de crescer e brilhar”, aponta. NIF: 516 369 652

  • Associação VilacomVida

A Associação VilacomVida, IPSS que representa o Café Joyeux em Portugal e que promove a formação de jovens-adultos com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento (DID), apostou numa campanha protagonizada por Vicente Pereira, 17 vezes campeão do Mundo de Natação Adaptada, e por famílias com crianças com talentos únicos. A campanha “Sem limites”, da autoria da Instinct e com produção da FastForward, conta ainda com a voz da atriz e apresentadora Sofia Cerveira e incentiva à eliminação de rótulos e preconceitos perante as pessoas com diferenças, dando voz a pais de jovens com DID e aos sonhos que têm para os seus filhos. NIF: 514 199 784

  • Cáritas Portuguesa

“Um gesto que pode transformar vidas”, diz a Cáritas Portuguesa, que também aposta em exemplos reais no seu apelo à consignação do IRS, como o da D. Francisca. “Com 62 anos, vive sozinha, trabalha, mas tem uma doença crónica e o seu rendimento não é suficiente para a medicação que necessita de tomar diariamente. O apoio da Cáritas permite-lhe manter a sua saúde e dignidade”, refere esta instituição. NIF 500 291 756

  • Casa dos Rapazes

Idealizada pela Nossa, a campanha da Casa dos Rapazes brinca com números relacionados com a vivência dos jovens que esta associação acolhe e ajuda, até que seja formado o seu NIF. A campanha contou ainda com vários parceiros, nomeadamente a produtora Faz Mossa, a Guel, a UM Mediabrands, a AdStrategy, e a Patrícia Bull, que aceitou dar a voz a esta causa. NIF 500 852 332

  • Comunidade Vida e Paz

No seu apelo à consignação do IRS, a Comunidade Vida e Paz coloca crianças a formular desejos inusitados como ser órfão, crescer numa instituição, ficar doente ou perder o trabalho. O objetivo passa por mostrar que “ficar sem-abrigo não é o sonho de ninguém”. NIF 502 310 421

  • Cruz Vermelha Portuguesa

Já a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) apresentou o #APortaAoLado, um movimento que alia sensibilização social, ativação emocional e envolvimento comunitário. Neste sentido, distribuiu um milhão de mensagens em caixas de correio, despertando a atenção para uma realidade muitas vezes ignorada — mais de 500 mil idosos vivem sozinhos em Portugal e os pedidos de ajuda à CVP aumentaram 126% em dois anos — e onde indica como fazer a consignação. NIF 500 745 749

  • Fundação do Futebol – Liga Portugal

Para aqueles que só têm “olhos para o futebol”, a Fundação do Futebol, da Liga Portugal, mostra que o seu apoio através da consignação do IRS pode ajudar a vida de outras pessoas, também através deste desporto. NIF 514 644 672

  • Fundação do Gil

No caso da Fundação do Gil é o ator Ruy de Carvalho que explica que, embora a mascote da Expo’98 já não esteja no Parque das Nações, o Gil “não desapareceu”, dando vários exemplos das iniciativas desta fundação ao longo de 25 anos e justificando o porquê de os portugueses deverem consignar-lhe o seu IRS. NIF 504 729 292

  • Liga Portuguesa Contra o Cancro

Tal como no ano passado, a campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro volta a contar com Ricardo Araújo Pereira enquanto embaixador e protagonista do vídeo, com o humorista a fazer “piadas” com o tema da consignação do IRS num evento de stand-up comedy, pois “a brincar, a brincar pode ajudar a sério”. NIF 500 967 768

  • Make-A-Wish

Já a Make-A-Wish apela aos portugueses para ajudarem a levar esperança a crianças e jovens gravemente doentes através do seu IRS, com uma campanha criada com inteligência artificial (IA), mas onde o impacto de um desejo é bem real. A campanha contou com a criatividade e produção da Trix e o apoio da Som de Lisboa. NIF 509 196 853

  • Operação Nariz Vermelho

Na campanha da Operação Nariz Vermelho, pensada e produzida internamente, o objetivo passou por mostrar como a missão desta entidade é desenvolvida de forma genuína. NIF 506 133 729

  • “Assino de Cruz”

Destaque ainda para esta campanha através da qual 13 instituições se uniram na promoção da consignação do IRS, com o principal objetivo de “desmistificar conceitos errados e reforçar a mensagem de que a consignação do IRS não implica qualquer custo para o contribuinte”.

A Acreditar, a Aldeias de Crianças SOS, a APAV, a Associação Salvador, a Cáritas Portuguesa, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Fundação Gil, a Fundação Rui Osório de Castro, a Just a Change, a Make-A-Wish, o Novo Futuro, a Operação Nariz Vermelho e a SIC Esperança são as instituições que resolveram unir esforços para levar esta mensagem a diversos grupos da sociedade e garantir que mais portugueses aderem à consignação do IRS. A agência Cupido é a responsável pela campanha que aposta num forte apelo à ação para “sensibilizar a população para a facilidade com que pode fazer a diferença na vida de milhares de pessoas”.

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