Marketing

Sagres aposta na “alma portuguesa” como plataforma de comunicação e lança nova cerveja com sal marinho

Rafael Ascensão,

A Sagres elegeu a aposta na essência da alma portuguesa para a sua comunicação e está a lançar a cerveja Sol & Mar. Catarina Ferraz, responsável de marketing da Sagres, explica a estratégia.

Catarina Ferraz, responsável de marketing da cerveja Sagres

A “alma portuguesa” é a aposta da Sagres enquanto plataforma de comunicação. Para além de uma campanha — entretanto lançada — o conceito estende-se a todas as suas ativações, promoções ou inovações. A marca lança ainda a Sagres Sol & Mar, uma nova cerveja que conta com um ingrediente “surpreendente”: sal marinho português.

A ‘Alma Portuguesa’ é muito mais do que a campanha da Sagres para o ano de 2025, é a essência da marca, que vem da sua própria história, da forma como nasceu e como foi pensada e apresentada“, começou por enquadrar Catarina Ferraz, responsável de marketing da Cerveja Sagres, ao +M, à margem de um evento da marca, esta terça-feira, onde Ana Markl, Miguel Esteves Cardoso, Luísa Sobral e Rui Maria Pêgo exploraram o que é a portugalidade e o que é ser português.

Depois de ter tentado encontrar respostas para a pergunta de ‘o que é ser português’, e de se ter deparado com emoções e sentimentos “muitas vezes contraditórios”, a marca percebeu então que a riqueza da alma portuguesa está precisamente nisso, não é possível ser explicada, tem antes de ser sentida. Esta ideia serve de base para a sua estratégia de comunicação nos próximos tempos.

Com esta essência da “alma portuguesa”, a Sagres procura transmitir que “é uma marca agregadora, que quer falar para todos, ser um ponto de encontro, onde podemos ser nós próprios, nesta verdade de que o que nos une é, sem dúvida, a nossa alma portuguesa, independentemente das nossas diferenças“, aponta Catarina Ferraz.

A “alma portuguesa” está assim subjacente à comunicação da marca, e é a “partir da sua riqueza” que a Sagres vai “continuar a comunicar daqui para a frente”, garante Catarina Ferraz. “Temos um plano bastante holístico à volta desta ideia, que começou com uma fase de teasing e que deu corpo à campanha que temos no ar. Mas também serve de mote para tudo aquilo que fazemos daqui para a frente, sempre a procurar criar relação com os portugueses e fazê-los sentir coisas“, explica.

Isto até porque “uma marca com tantos anos no mercado [85] tem mesmo de se ir renovando e ir conseguindo falar com todas as audiências, de todas as idades. E a ‘alma portuguesa’ é uma plataforma que nos permite fazer isso muito bem“, diz Catarina Ferraz.

Esta conceção estende-se inclusive às inovações da marca, pelo que a Sagres vai apresentar ao mercado daqui a “pouquíssimo tempo” um novo produto, a Sagres Sol & Mar, que vai ser comunicada “de uma forma muito intencional”.

Sagres Sol & Mar é inspirada na nossa costa, no mar que nos une, que nos apaixona e com o qual os portugueses têm uma relação emocional tão forte, quase umbilical. É como se fosse um mergulho no mar, tendo um ingrediente surpreendente, que é o sal marinho português, e isso é, sem dúvida, a representação desta história da alma portuguesa numa cerveja, que vai ser mais leve e mais fácil de beber”, diz a responsável.

“Ou seja, também a inovação tem de ter alma portuguesa e não ser pura e simplesmente ‘Sagres lança uma nova cerveja’. Não é por aí que queremos ir”, acrescenta, adiantando que o novo produto estará disponível em garrafa, lata e imperial, sendo que a marca pretende que este produto “esteja em todos os canais” e que “venha para ficar”.

No evento, Miguel Esteves Cardoso, Ana Markl, Luísa Sobral e Rui Maria Pêgo exploraram o que é a portugalidade e o ser português

Tendo em conta a essência da plataforma de comunicação adotada pela marca de cerveja, os festivais de verão em que a marca vai estar presente “também têm de ser festivais com alma portuguesa”, pelo que a Sagres estará presente no Sol da Caparica, no Festival Mar Me Quer e no Festival F, “tudo festivais com esta essência da música e artistas de língua portuguesa”.

Ainda antes dos festivais, a marca aposta também numa forte presença nos Santos Populares, que é “talvez por excelência, o momento mais popular, mais relevante, onde vivemos a nossa alma portuguesa de uma forma mais intensa”, diz Catarina Ferraz. Desta forma, a Sagres não só terá uma declinação da campanha “que estará por toda a cidade”, como vai decorar e ativar em vários arraiais na capital.

Sob o mote “Alma Portuguesa, Com certeza”, a marca de cerveja junta-se assim aos festejos populares com uma campanha presente em posições estratégicas (como elétricos ou estações de metro), em redes sociais, parcerias com influencers e ativações no Clube Sagres. Além disso marca presença em nove arraiais e em mais de 240 pontos de venda em Lisboa e arredores.

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