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Europeus confiam mais em marcas que conheçam pelos media tradicionais

Rafael Ascensão,

Os media tradicionais primam pela diferença no que diz respeito a levar os consumidores a confiar em marcas que não conheçam. A rádio é o meio que transmite mais confiança aos europeus nesta campo.

Os consumidores europeus continuam a confiar mais nos media tradicionais, como seja a televisão linear, a rádio, o cinema e a imprensa, graças à sua credibilidade já estabelecida, à sua regulação e aos padrões profissionais dos conteúdos.

O estudo “The New Life of The Living Room 2025“, do grupo alemão RTL, evidencia ainda que o fosso entre a media tradicional e as redes sociais está a aumentar em comparação com o estudo do ano passado, “à medida que o ceticismo em relação às redes sociais cresce devido à desinformação, notícias falsas e falta de regulação”.

Mas os media tradicionais continuam também a primar pela diferença no que diz respeito a levar os consumidor a confiar em marcas que não conheçam. Neste campo, a rádio é o meio que transmite mais confiança aos europeus, com 67% a dizerem que confiam numa marca que não conhecem depois de ouvirem um anúncio seu na rádio, num reforço de seis pontos percentuais (pp) face ao ano passado.

A rádio é seguida de muito perto pela televisão (66%, mais 6 pp que no ano passado), cinema (65%, mais 5 pp) e jornais e revistas (64%, mais 6 pp).

O estudo — que inquiriu 12.500 pessoas, distribuídos entre 14 países europeus, onde não se inclui Portugal (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega, Polónia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido) e também os Estados Unidos –, sublinha também a existência de uma “diferença significativa” na perceção dos consumidores em relação a anúncios na televisão linear e anúncios noutros meios de comunicação.

Mais de metade dos inquiridos espera que os anúncios na televisão linear sejam divertidos, emocionantes e informativos. Isto indica um envolvimento mais forte com anúncios transmitidos na televisão, uma vez que o público “exige padrões mais elevados de um meio percebido como competente e confiável”.

Na verdade, 67% dos europeus espera que os anúncios em televisão linear sejam informativos, enquanto 57% esperam que sejam divertidos. Estas percentagens são bastante mais reduzidas junto do streaming, por exemplo, ou ainda mais nas diferentes redes sociais.

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