Televisão

SIC reforça liderança nas audiências em junho e aumenta distância da TVI para 1,2 pontos

Rafael Ascensão,

Ao crescer 0,4 pontos percentuais, a SIC cimenta a sua posição de líder. CNN reforça como canal de informação mais visto e o Now aumentou distância para a RTP3.

A SIC reforçou a liderança das audiências em junho, aumentando para 1,2 pontos percentuais a distância que a separa da TVI na média do mês de junho. De acordo com a análise da Dentsu/Carat para o +M, a estação do grupo Impresa fechou o mês com um share de 15,3% (+0,4 pontos percentuais em relação) e foi acompanhada em média por 310,7 mil pessoas.

Já a TVI registou um share de 14,1% (-0,2 pp), com a estação da Media Capital a ser vista por uma média de 286,5 mil pessoas. Por seu turno, a RTP avançou 0,2 pontos percentuais para um share de 11,7% e uma audiência média de 237 mil pessoas e a RTP2 registou um share 0,7% e uma audiência média de 13,7 mil telespectadores.

Analisando por faixas horárias, a principal alteração prende-se com o horário entre as 14h e as 18h, que no último mês foi ganho pela TVI e que é agora liderado, por uma décima, pela SIC. O canal do grupo empresa é de resto o mais visto das 12h até às 24h, sendo depois a liderança assumida pela TVI durante a madrugada até às 7h30. Já a RTP continua a liderar as manhãs, entre as 7h30 e as 12h.

Dos 15 programas mais vistos, sete são da SIC, cinco da TVI e três da RTP. O programa mais visto do mês consistiu novamente na transmissão de um jogo de futebol, neste caso da final entre Portugal e Espanha a contar para a Liga das Nações e que valeu mais um troféu para a seleção das quinas.

No cabo, a CMTV continua a ser líder destacada, com um share de 6,2% (-0,5 pp) e uma audiência média de 125,8 mil telespectadores. Entre os canais de informação, a CNN Portugal mantém a liderança, crescendo 0,1 pp, para 2,9% de share. A quatro décimas surge a SIC Notícias, que caiu 0,1 pp, para 2,5% de share, enquanto o News Now registou no último mês um share de 1,7% (+0,2 pp) e a RTP3 de 0,9% (-0,1 pp).

Entre os 10 canais mais vistos do cabo estão também Star Channel, Globo, Hollywood, SIC Mulher, Canal 11 e Star Movies.

No ranking dos 15 programas do cabo mais vistos, o Canal 11 conseguiu ter o primeiro, o segundo e o décimo programa mais visto. Todos os outros são da CMTV, que domina assim o ranking com 12 programas.

Nota Técnica para a produção da Analise Evolutiva e Mensal
Dados: Yumi / Caem_TV Fonte: Mediamonitor/ GFK
Outros: Vídeo, DVD, VHS, Blu-Ray, Satélite, Consolas, unmatch (além dos 150 canais medidos e o Time-shift com um delay de 7 dias), plataforma dos operadores (vídeo-clube, jogos)
Aud. Total: Percentagem de indivíduos que contactaram um canal, pelo menos uma vez.
Aud. Média: Audiência provável que contacta com o canal em qualquer momento do período respetivo.
Tempo médio despendido: Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um canal num determinado período.
Share Aud.: Percentagem de tempo que é despendido a ver um dado canal relativamente ao tempo total de visão do meio (Televisão) num determinado período.

Top produzido para programas “Net” (TeleReport), com duração superior a 3 minutos. Audiência corresponde à média ponderada das partes do programa. Não são considerados como programas: Sorteios e Tempo de Antena.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.