
“A vida dura muito pouco”. A criatividade também, se não a alimentarmos
Portugal vai estar presente em Cannes. E estará com ideias corajosas, com vozes novas e com a certeza de que, por cá, continuaremos a fazer o que está ao nosso alcance para dar visibilidade ao talento
Todos os anos, quando lançamos a edição nacional dos Young Lions, sentimos um misto de urgência, entusiasmo e… desafio. Não só porque sabemos que estamos a criar uma oportunidade rara para jovens criativos e marketeers portugueses — mas porque o tempo corre. E como o mote da campanha deste ano tão bem resume: a vida dura muito pouco para deixarmos o talento à espera.
O Cannes Lions existe há décadas. Muitos, muitos anos. O suficiente para que seja fácil colar-lhe rótulos: “festival de criatividade”, “palco das agências”, “a montra das grandes ideias”. E não deixa de ser tudo isso — mas hoje é, sobretudo, muito mais. Tornou-se o ponto de encontro de toda uma indústria que percebeu, finalmente, que a criatividade não é apenas uma questão de estética ou de craft, mas uma força transformadora de negócio. Os anunciantes, os marketeers e os clientes também se reveem neste festival. Porque neste palco, a criatividade é partilhada, construída e valorizada por todos os lados da indústria.
Na MOP, temos o privilégio (e sim, também a responsabilidade) de representar o Cannes Lions em Portugal. Fazemo-lo com um objetivo simples: promover o que de melhor se faz em criatividade, cá dentro. E no caso dos Young Lions, isso significa apostar nos que ainda estão a começar — aqueles que, muitas vezes, ainda não tiveram tempo de provar nada, mas que carregam nas ideias toda a urgência de quem sabe que o tempo não espera.
Ao longo dos anos, temos investido nesta competição sem hesitações. Porque acreditamos que dar palco aos jovens profissionais da criatividade e do marketing é investir no futuro da indústria. E porque sabemos que, ao fazê-lo, não estamos apenas a formar criativos. Estamos a formar pensadores estratégicos, comunicadores, líderes. Estamos a ajudar a moldar profissionais que um dia estarão a tomar decisões — do lado das marcas, das agências, dos media, dos clientes.
Este ano, foi gratificante ver como as “novas” categorias têm cada vez mais participantes. Sentimos cada vez mais que também os Young Marketers, os que estão nos anunciantes, reconhecem valor na iniciativa e que pode ser um excelente incentivo nas suas carreiras.
Sim, porque enquanto nas agências há um espírito já enraizado de “concorrer e porem-se à prova”, isso já não é obvio na esfera dos anunciantes. É um importante passo os clientes perceberem e criarem uma cultura em que existe o incentivo para os jovens gestores de produto concorrerem a provas como esta. E essa adesão é cada vez maior.
Em 2025, com a inspiração na história de José Pinhal — um talento que quase se perdeu no tempo — quisemos lembrar a todos que a criatividade precisa de espaço, mas também de urgência. Que o momento certo para arriscar é agora. E que, com as ferramentas certas, os jovens portugueses têm tudo para marcar o seu lugar no palco global.
Portugal vai estar presente em Cannes. E estará lá com ideias corajosas, com vozes novas e com a certeza de que, por cá, continuaremos a fazer o que está ao nosso alcance para dar visibilidade ao talento porque “a vida dura mesmo muito pouco”.
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