Serviço de subscrição com publicidade da Netflix atinge 1 milhão de utilizadores nos EUA
A maioria dos utilizadores do plano com publicidade é composta por novos clientes (ou antigos que retomaram), e não por utilizadores que tenham mudado de plano de modo a reduzir o encargo mensal.
O novo método de subscrição da Netflix com publicidade está disponível em 12 países (nos quais Portugal não está incluído) desde novembro de 2022. Nos Estados Unidos da América, após dois meses, o novo serviço de streaming contava com um milhão de utilizadores mensais ativos, segundo dados revelados pela Bloomberg. Os mesmos dados revelam ainda que a base de utilizadores do serviço cresceu 500% no primeiro mês desde o seu lançamento e 50% após o segundo.
Segundo avança a publicação, a Netflix cumpriu com os compromissos assumidos com os anunciantes, algo que pode representar alguma “surpresa”, tendo em conta que, nas primeiras semanas, a plataforma não conseguiu reunir tantos subscritores quantos tinha prometido. Este fator levou na altura a várias especulações quanto ao começo difícil da nova aposta da Netflix, embora a maioria dos anunciantes não se tenha mostrado preocupada.
Quando a Netflix criou este novo modelo de subscrição – a pensar em possíveis novos subscritores, com um valor mais baixo – muitos analistas mostraram preocupação perante a possibilidade de os subscritores mudarem os seus planos para esta modalidade de menor custo.
Aparentemente, no entanto, a maioria dos utilizadores do plano com publicidade é composta por novos clientes (ou antigos que retomaram), e não de utilizadores que tenham mudado de plano. A subscrição com publicidade corresponde atualmente a cerca de 20% das novas inscrições na Netflix nos EUA, revela a Bloomberg.
Nos EUA a Netflix já tem 74 milhões de clientes no total, pelo que não existe uma grande margem de crescimento. As previsões apontam para que a subscrição com publicidade atraia, paulatinamente, entre 15 a 30 milhões de clientes nos EUA.
A recente proibição de partilha de contas por parte da Netflix – que levou a que muitas pessoas deixassem de usufruir da Netflix por intermédio das contas de amigos ou familiares – pode ajudar à conquista de novos subscritores para esta modalidade com publicidade.
A modalidade de subscrição da Netflix com publicidade custa 6,99 dólares (6,49 euros) nos EUA, dispõe de menos filmes e séries em relação ao seu atual plano base e não permite descarregar conteúdos. Este serviço está disponível na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, França, Itália, Japão, Coreia, México, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos da América.
De uma forma similar, o serviço de streaming Disney+ também usou a publicidade para crescer, embora de uma forma diferente: aumentou os preços mensais (num incremento de três dólares) para quem quiser assistir aos conteúdos sem publicidade. E os utilizadores não se importaram com o aumento, revela a Bloomberg, adiantando que não foi registado um aumento de cancelamentos de subscrições após a subida dos preços.
No entanto nem tudo são rosas para estas plataformas de streaming, segundo a Bloomberg, adiantando que a Disney se encontra sob pressão para reduzir custos e que irá despedir centenas de trabalhadores brevemente.
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