+M

Disney vai despedir 7.000 pessoas nos próximos meses

  • ECO
  • 9 Fevereiro 2023

Despedimentos correspondem a mais de 3% da sua força de trabalho e fazem parte de um plano de redução de custos de 5,5 mil milhões de dólares (5,1 mil milhões de euros).

O grupo Walt Disney prepara-se para despedir um total de 7.000 pessoas ao longo dos próximos meses. O grupo de entretenimento norte-americano vai colocar em marcha um plano de redução de custos no valor de 5,5 mil milhões de dólares (5,1 mil milhões de euros). O orçamento para conteúdos de entretenimento também vai diminuir, o que poderá afetar, por exemplo, os filmes e séries em exibição no serviço de streaming Disney+.

A nova estratégia foi apresentada pelo presidente executivo da Disney, Bob Iger, que estava sob críticas do investidor ativista Nelson Peltz. Este investidor defendia que, através de um plano de redução de despesas, fosse restituído o dividendo aos acionistas até ao final de 2023, escreve nesta quinta-feira a Reuters.

Entre os 5,5 mil milhões de dólares de redução de custos, 3 mil milhões serão nos conteúdos não-desportivos e através dos desportos; os restantes 2,5 mil milhões de euros serão cortados em despesas administrativas. Já no ano fiscal de 2021 tinham saído 32 mil trabalhadores da Disney, sobretudo os que estavam associados aos parques temáticos.

O grupo Disney passará a estar dividido em três segmentos: televisão, filmes e streaming; o canal de desporto ESPN; e os produtos, experiências e parques temáticos da Disney.

Este é o terceiro plano de reestruturação apresentado em cinco anos: em 2018, o plano serviu para acelerar o negócio de streaming; em 2020, a ideia passava por impulsionar ainda mais este negócio.

Em 2022, o grupo Disney obteve lucros de 1,279 mil milhões de dólares, abaixo das estimativas dos analistas. As receitas atingiram os 23,512 mil milhões de dólares, acima das previsões do mercado (23,4 mil milhões).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Disney vai despedir 7.000 pessoas nos próximos meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião