Já só há três concelhos sem qualquer antena 5G

As operadoras continuaram a instalar antenas 5G durante o primeiro trimestre e já só são três os concelhos sem qualquer antena 5G.

Desceu para três o número de concelhos sem qualquer antena 5G instalada no respetivo território: Pedrógão Grande (Leiria), Vila Viçosa (Évora) e Corvo (Açores).

Segundo um balanço da Anacom, as três maiores operadoras — Nos, Vodafone e Meo — continuaram a instalar 5G durante o primeiro trimestre, levando o número de antenas de quinta geração a crescer 20% face ao último trimestre de 2022, para 6.992 no total.

Existem, no entanto, 36 concelhos em que só uma operadora está representada. Destes, quase todos (35) só têm antenas da Meo e o outro só conta com a Vodafone.

O balanço trimestral do regulador permite ainda concluir que mais de metade das freguesias portuguesas (55%) já contam com pelo menos uma antena 5G. Mas “a área total das freguesias onde não existem estações 5G representa 40% do território nacional e, de acordo com o Censos 2021, corresponde a 12% da população”, nota a Anacom num comunicado.

Em contrapartida, a maioria das antenas (63%) localiza-se em áreas predominantemente urbanas. Visto de perspetiva, 67% das estações 5G estão em freguesias que não são de baixa densidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já só há três concelhos sem qualquer antena 5G

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião