Número de desempregados inscritos no IEFP cai 6% em abril

Também o desemprego jovem e o desemprego de longa duração desceram em cadeia e em termos homólogos. Número de ofertas de emprego no IEFP recuou 40% face a março.

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no final de abril caiu 6%, para menos de 300 mil pessoas. Também o desemprego jovem e o desemprego de longa duração desceram em cadeia e em termos homólogos. Número de ofertas de emprego no IEFP recuou 40% face a março.

No final de abril, um total de 295.422 pessoas estava registada como desempregados no IEFP, uma descida de 6% face ao período homólogo (menos 19.013 pessoas), e de 3,5% relativamente ao mês anterior (menos 10.735 pessoas), revelam as estatísticas mensais do desemprego, publicadas pelo IEFP. É o terceiro mês consecutivo que o número de desempregados inscritos no organismo está em queda.

Fonte: IEFP

Entre março e abril, o desemprego registado diminuiu em cadeia em todas as regiões, com destaque para a redução de 21,8% na região do Algarve.

Também a nível setorial se registaram descidas em cadeia em todos os setores de atividade económica — agrícola (menos 9,0%), secundário (menos 1,6%) e terciário (menos 3,5%) — bem como em termos homólogos — no setor agrícola a quebra foi de 1,7%, enquanto no secundário e terciário foi de 3,9% e 5%, respetivamente.

“Para a diminuição do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2022, na variação absoluta, contribuíram, com destaque, os grupos dos indivíduos que possuem idade igual ou superior a 25 anos (menos 18.452), os que procuram novo emprego (menos 17.238) e os inscritos há 12 meses ou mais (menos 37.764)”, justifica o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Desemprego jovem e de longa duração em queda

O número de jovens desempregados inscritos nos centros de emprego também voltou a baixar, para menos de 32.000 pessoas, “sendo o mais reduzido de sempre”. Há, assim, menos 2.360 jovens registados no IEFP face ao mês anterior (o que representa uma diminuição de 6,9%) e menos 561 jovens relativamente ao período homólogo (uma quebra de 1,7%).

O mesmo se verifica no desemprego de longa duração, com uma diminuição em cadeia de 0,7% (menos 798 pessoas), situando-se 24,4% abaixo do nível registado em abril de 2022 (menos 37.764 pessoas).

Ofertas de emprego caem 40% face a março

Ao longo do mês, inscreveram-se nos serviços de emprego de todo o país 37.135 desempregados, o que se traduz numa descida de 1,4% em termos homólogos e de 22,8% em cadeia, depois de, em março, o número de novas inscrições ter disparado na ordem dos 15%.

Já no que toca às ofertas de emprego recebidas ao longo deste mês, totalizaram-se 8.782 ofertas em todo o país. O número apurado que é significativamente inferior ao registado no mês homólogo (menos 25,9% ou menos 3.073 ofertas) e também no mês anterior (menos 40,4% ou 5.961 ofertas).

(Notícia atualizada com mais informação às 11h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de desempregados inscritos no IEFP cai 6% em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião