Só 2% dos candidatos ao arrendamento acessível conseguem casa

  • ECO
  • 22 Maio 2023

Desde 2018, a Câmara de Lisboa atribuiu 1.110 casas em arrendamento acessível, face ao total de mais de 57 mil pedidos. Uma resposta inferior a 2%.

Desde 2018, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) atribuiu 1.110 casas em regime arrendamento acessível, face ao total de mais de 57 mil pedidos e 600 candidaturas, avançou a Renascença. Estes números traduzem-se numa capacidade de resposta inferior a 2% das candidaturas efetuadas. Por cada casa, em média, há 52 de candidaturas.

Já o município do Porto entregou 192 casas em 20 concursos através do programa “Porto com Sentido”, em cinco anos. A autarquia do norte não revelou quantas pessoas se candidataram ao programa. Ainda assim, a Câmara do Porto avançou à Renascença que quer colocar 1.000 casas em regime de arrendamento acessível entre o património da câmara e dos proprietários que “queiram colocar as suas habitações a preços controlados em troca de benefícios ficais”. Pretende também construir ou reabilitar cerca de 180 habitações, num investimento de 22 milhões de euros através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Segundo dados do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), existem 1.050 casas em regime de arrendamento acessível, estando a maioria nas cidades de Lisboa e Porto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Só 2% dos candidatos ao arrendamento acessível conseguem casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião