Alunos da ESAD criam embalagens da Limiano e Terra Nostra
Os alunos vencedores foram premiados com uma bolsa de estudo no valor de dois mil euros para investirem na sua formação. O objetivo passou por aproximar o mundo académico ao mundo empresarial.
“Embalar o Futuro” é o nome da iniciativa promovida pela Bel Portugal, detentora das marcas Limiano e Terra Nostra, que desafiou os alunos da ESAD (Escola Superior de Artes e Design) de Matosinhos a criar novas soluções de embalagem. O objetivo passou por aproximar o mundo académico ao mundo empresarial.
Os estudantes da unidade curricular de Embalagem do curso de Design de Comunicação foram assim desafiados a “encontrar a embalagem do futuro que ajudasse a proporcionar uma melhor experiência de consumo com menor impacto ambiental”, explica-se em nota de imprensa.
Foram os alunos Mariana Guedes (Limiano) e Alexandre Campelo (Terra Nostra) os que conseguiram conquistar o júri com os seus projetos, o que lhes garantiu uma bolsa de estudo no valor de dois mil euros para investirem na sua formação. Foram ainda atribuídas menções honrosas a Joana Alves e Laia Sanchez.
“Parti da ideia de que a bola de queijo personifica a união e as fatias as diferentes partes que a constituem para criar o grafismo da minha embalagem. Quando falamos em família, pensamos nos diferentes membros que a constituem e se a personificarmos no queijo Limiano, todas as fatias proveem de uma bola. Através da sua exploração foram desenvolvidas ilustrações que traduzem a imagem de uma família – o seu elo protetor e os seus protegidos”, explica Mariana Guedes, citada em comunicado.
A estudante explicou ainda que, em termos de ergonomia, a aposta recaiu sobre um “formato quadrado e na inserção de abas laterais que tornam a embalagem mais flexível e capaz de suportar quer 200g como 400g sem necessidade de utilizar mais material“.
Já Alexandre Campelo, premiado pelo seu projeto para a marca Terra Nostra, apresentou uma solução focada na naturalidade.
“A embalagem que criei retrata Portugal, os Açores, a sua gastronomia e surpreende com a aposta num elemento alusivo às hortênsias em azulejos dos Açores“, explica o aluno da ESAD, referindo que, no que diz respeito ao formato da embalagem, deu primazia à funcionalidade da mesma privilegiando “uma embalagem mais alta que a original, mas mais adaptada à mão de forma a facilitar o seu manuseamento e a melhorar a experiência do consumidor“.
Paula Amaral, responsável de comunicação corporativa e sustentabilidade da Bel Portugal, explica que a empresa “tem vindo ao longo de décadas, a revolucionar o setor com formatos de embalagem mais apelativos, funcionais e sustentáveis e decidimos desafiar os estudantes da ESAD a encontrar ideias inovadoras no âmbito do Design de Embalagem através de um exercício criativo que partisse da identidade das nossas marcas Limiano e Terra Nostra, explorando novos conceitos, funções e formas de embalagem”.
“Não podíamos estar mais satisfeitos com as propostas apresentadas e ficámos surpreendidos com a criatividade e talento demonstrados por estes jovens”, acrescenta.
Por sua vez, Margarida Azevedo, designer e professora de Packaging Design da ESAD Matosinhos refere que, “a prática de projeto deve ser complementada com outras modalidades de ensino integradas, nomeadamente a resposta a desafios e concursos emanados da indústria, como foi o caso deste projeto da Bel Portugal, para as marcas Terra Nostra e Limiano”.
“Esta aproximação das empresas à academia potência situações e oportunidades formativas muito positivas para os estudantes e permite que empresas e instituições acedam a novas e diversas visões e perspetivas dos seus produtos ou atividades”, acrescenta.
O júri do concurso foi composto por Paula Amaral (Bel Portugal), Margarida Azevedo (ESAD Matosinhos), Joana Rivotti (Sair da Casca) e Manuel Andrade (Monteiro Ribas).
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