BBC vende estúdios de Maida Vale a grupo que inclui o compositor Hans Zimmer
Nos planos dos novos proprietários para o espaço estará um plano de reabilitação milionário e a criação de um centro educacional sem fins lucrativos.
Os históricos estúdios de Maida Vale foram vendidos pela BBC a um grupo onde se inclui o compositor Hans Zimmer que, em conjunto com Steven Kofsky, se uniu aos produtores Tim Bevan e Eric Fellner, refere a BBC numa notícia publicada esta segunda-feira no seu site, onde garante que os estúdios vão permanecer como um “centro para a criação musical pioneira”.
Os estúdios, adquiridos pela BBC em 1933, foram avaliados em dez milhões de libras (cerca de 11,6 milhões de euros), mas a BBC não divulgou por que valor o grupo passou a ser o novo proprietário do complexo.
Nos planos dos novos proprietários para o espaço estará um plano de reabilitação milionário (mantendo-o como um espaço de estúdio) e a criação de um centro educacional sem fins lucrativos, adianta o The Guardian.
Em comunicado, citados pela BBC, Bevan e Fellner referem que “coletivamente” estavam “determinados em continuar o legado da BBC em Maida Vale atraindo talento global para o Reino Unido“.
“Através de nossos planos de redesenvolvimento, vamos preparar este local histórico para o futuro, mantendo a sua presença na comunidade local com uma nova instalação educacional, enquanto criamos um espaço de estúdio de classe mundial para a próxima geração de compositores, produtores, editores e engenheiros”, revelam ainda os produtores de cinema.
“Maida Vale desempenhou um papel bastante importante na história da BBC e o seu significado na cultura popular é enorme. Estamos muito satisfeitos em garantir uma venda que visa continuar o futuro brilhante e vibrante da produção musical neste edifício icónico – não fornecendo apenas novos espaços de estúdio, mas empregos e uma instalação educacional“, refere por sua vez Lorna Clarke, diretora de música da BBC, citada pelo The Guardian.
A BBC, que já em 2018 havia divulgado que pretendia mudar de instalações, vai assim mudar os seus estúdios para o Queen Elizabeth Olympic Park (Londres) em 2025, para um novo espaço que será a nova “casa” da Orquestra Sinfónica da BBC.
Os estúdios eram responsáveis por acolher a Orquestra Sinfónica da BBC e receberam algumas das maiores figuras musicais a nível mundial, como Led Zeppelin, Beyoncé, Radiohead ou, Jay-Z.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.