Governo britânico vai eliminar taxa que financia a BBC

  • Lusa
  • 16 Janeiro 2022

A taxa anual paga por quem tem televisão ou vê a BBC através da internet, que serve para financiar a estação pública de rádio e televisão, custa atualmente perto de 190 euros.

O Governo britânico vai congelar nos próximos dois anos a taxa usada para financiar a estação pública de rádio e televisão da BBC, e eliminá-la completamente em 2027 para passar para um novo modelo.

A ministra britânica da Cultura, Nadine Dorries, cujo ministério é responsável pela BBC, afirmou, numa mensagem divulgada este domingo na rede social Twitter, que este anúncio é “o último” que será feito sobre a taxa anual paga por quem tem televisão ou vê a BBC através da internet e que serve para financiar a emissora.

“Acabaram-se os dias em que os idosos eram ameaçados com prisão e os inspetores batiam às portas [de casa]. Agora é altura de debater novas formas de financiar, apoiar e vender os grandes conteúdos britânicos”, escreveu a ministra.

 

De acordo com o jornal Sunday Mail, o congelamento da taxa — custa atualmente 159 libras (cerca de 190 euros) por ano — e o seu desaparecimento paulatino nos próximos três anos, obrigará a estação estatal a poupar mais de 2.000 milhões de libras (2.400 milhões de euros) nesse período.

Quando o atual acordo com a BBC expirar, em 31 de dezembro de 2027, se os conservadores permanecerem no poder, a ideia é abolir a taxa para passar a ter um novo modelo de financiamento, mais próximo dos atuais serviços de assinatura de gigantes da televisão como as plataformas Netflix ou a Amazon Prime.

Este anúncio insere-se na ofensiva que o Governo de Boris Johnson prepara para recuperar a sua popularidade entre os britânicos, bastante prejudicada pela revelação de inúmeras festas realizadas em Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro, durante a pandemia e apesar das restrições sociais em vigor.

A imprensa britânica avança este domingo que Boris Johnson, envolvido há várias semanas neste escândalo que está a abalar a sua credibilidade, vai anunciar medidas que incluem a proibição de álcool nos escritórios de Downing Street, planeando ainda despedir vários dos funcionários que ali trabalham.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo britânico vai eliminar taxa que financia a BBC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião