Boris Johnson vai despedir e proibir álcool em Downing Street

  • Lusa
  • 16 Janeiro 2022

Líder dos conservadores garante que o primeiro-ministro britânico assumirá "plena responsabilidade" no final da investigação em curso às festas realizadas na residência oficial durante o confinamento.

Boris Johnson prepara-se para agir depois de ter sido acusado pela oposição de “infringir a lei” e irá “enfrentar a cultura subjacente” em Downing Street, que permitiu várias festas durante o confinamento, disse este domingo o líder do partido conservador.

De acordo com o Sunday Times, Boris Johnson, que está envolvido há várias semanas neste escândalo que está a abalar a sua credibilidade e popularidade, vai anunciar medidas que incluem a proibição de álcool nos escritórios de Downing Street e planeia ainda despedir vários dos seus funcionários.

Uma alta funcionária, Sue Gray, está atualmente a investigar uma série de festas, que se realizaram na residência do primeiro-ministro, que é também o seu local de trabalho.

Na quarta-feira, o chefe do Governo pediu desculpa aos deputados da Câmara dos Comuns, mas novas revelações continuaram a surgir, tais como a continuação dos “copos à sexta-feira” em Downing Street durante a pandemia, apesar das restrições que vigoravam para os ajuntamentos.

Posso assegurar-vos que o primeiro-ministro está arrependido e profundamente desolado com o que aconteceu.

Oliver Dowden

Presidente do Partido Conservador

“Posso assegurar-vos que o primeiro-ministro está arrependido e profundamente desolado com o que aconteceu”, disse o presidente do Partido Conservador, Oliver Dowden, em declarações à BBC, quando questionado sobre estas festas.

“Mas mais importante, ele está determinado a garantir que isto não possa acontecer e que enfrentemos a cultura subjacente em Downing Street“, sublinhou, acrescentando que, uma vez entregue o relatório de Sue Gray, Boris Johnson assumirá “plena responsabilidade”.

Quando pediu desculpa no Parlamento na quarta-feira, Johnson confirmou ter estado numa das festas, em maio de 2020, mas alegou que tinha pensado tratar-se de uma reunião de negócios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Boris Johnson vai despedir e proibir álcool em Downing Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião