Conheça o “top 10” dos IPO mais esperados de 2022

TikTok, Starlink, Reddit ocupam o pódio das entradas em bolsa mais aguardadas para este ano. Confira a lista completa publicada pela Freedom Finance, especialista em negociação de títulos.

O ano de 2022 arrancou com um aumento geral dos preços à boleia da subida dos custos da energia, das matérias-primas e de outros de bens em diversos setores de atividade. A corretora online Freedom Finance, aconselhando cautela para este ano, apresenta o mercado financeiro de investimentos em IPO (Oferta Pública Inicial, na sigla inglesa) como uma solução para a diversificação de investimentos.

A especialista em negociação de títulos divulgou uma lista com algumas das entradas mais aguardadas na bolsa de valores. No “top 10” de operações mais aguardadas de 2022 estão empresas como a TikTok, Starlink e Reddit. Confira a lista completa.

TikTok

No topo da lista encontramos a TikTok Global, a divisão Americana do TikTok, e um novo negócio que irá assumir o controlo total do serviço criado pela ByteDance. O TikTok é uma plataforma online usada por mais de um mil milhão de utilizadores em 150 países, e esta mudança surge como parte de uma luta contra sanções norte-americanas, onde o segmento atinge cerca de 200 milhões de pessoas.

Em 2020 estava planeada uma IPO, à qual Donald Trump se mostrou a favor, mediante o cumprimento de vários requisitos, um deles que os proprietários da empresa fossem empresas ou cidadãos Norte-Americanos. Estando a maior parte dos requisitos cumpridos, espera-se uma IPO em 2022 embora a ByteDance ainda não tenha avançado com uma data, ou quanto planeiam arrecadar com a medida.

Durante a última campanha de financiamento, a ByteDance atingiu uma valorização de 180 mil milhões de dólares, enquanto a fortuna do seu fundador estima-se que chegue aos 60 mil milhões de dólares, segundo fontes da Bloomberg (acesso condicionado). Por outro lado, empresas como a Oracle e a Walmart já controlam ações da TikTok Global, avaliada em 50 mil milhões de dólares.

O TikTok tornou-se uma plataforma global, sendo que marcas como a Samsung, Hyundai, Maybelline New York, Estee Lauder, entre outras, já a usaram para o lançamento de campanhas de marketing. Em 2021, personalidades como Charli e Dixie D’Amelio, ou Addison Rae, ganharam mais que alguns dos CEO’s de topo americanos como Darren Woods da Exxon Mobil, Kevin Johnson da Starbucks ou Chris Kempczinski da McDonald’s, avança o The Wall Street Journal (acesso pago).

Starlink

Em 2015, Elon Musk anunciou o projeto Starlink, uma empresa de prestação de serviços de Internet via satélite de alta velocidade, mesmo às localidades mais remotas do mundo. A rede Starlink será fornecida por cerca de 4.000 satélites, sendo que 1.842 destes foram colocados em órbita em novembro de 2021. Está programado o lançamento de 50% do total de satélites até março de 2024, e a conclusão do lançamento de dispositivos até 2027.

O sistema conecta-se diretamente aos dispositivos do cliente através de um terminal, e o serviço já foi, inclusive, alargado a Portugal. Os consumidores em Portugal requerem um custo de entrada de 560 euros, equivalente a 499 euros pelo hardware (parabólica, tripé, router Wi-Fi e fonte de alimentação) e 61 euros em portes de envio e custos de manuseamento, mais um valor mensal de 99 euros por mês.

A SpaceX, empresa-mãe da Starlink, está avaliada em 74 mil milhões de dólares, e estimativas apontam para que só a Starlink ultrapasse uma valorização de 30 mil milhões de dólares até 2025, avança a Forbes (acesso condicionado, e conteúdo em inglês). O projeto está a ser assegurado pelo número crescente de acionistas, tendo conseguido um financiamento de 1,16 mil milhões de dólares entre fevereiro e março de 2021. Em 2020, Elon Musk deixou clara a obrigatoriedade de uma IPO, mas até à data, não há previsão para a entrada da Starlink na bolsa pública de valores.

Reddit

O Reddit é uma plataforma online que se tornou popular graças às suas comunidades de discussão, contando com mais de 50 milhões de utilizadores diariamente, e mais de 50 mil milhões de utilizadores mensais. O site está entre os 20 mais visitados do mundo, e a empresa está avaliada em 10 mil milhões de dólares, embora pretenda chegar aos 15 mil milhões assim que se tornar pública, avança a Forbes (acesso condicionado, e conteúdo em inglês).

A empresa sediada em São Francisco teve um crescimento acentuado no início de 2021, à medida que investidores particulares se reuniram na plataforma de modo a trocar conselhos sobre como negociar ações da GameStop, bem como ações de outras empresas, mais tarde conhecidas como ‘meme stocks’. O movimento massivo de compra e venda deste tipo de ações tomou Wall Street de surpresa, afundando Hedge Funds, ou fundos de cobertura, por todo o mundo.

Em 16 de dezembro de 2021, o Reddit anunciou que toda a documentação necessária à IPO já havia sido enviada à Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla inglesa), embora a data final da oferta pública dependa das condições de mercado. A empresa conta com investidores como a chinesa Tencent, tendo atingido no segundo trimestre de 2021 um lucro de 100 milhões de dólares, ou quase três vezes mais face a período homólogo de 2020. Em comparação, o lucro anual de 2020 foi de 141,8 milhões.

Discord

Discord é um serviço de mensagens americano gratuito, com acesso a voz e videoconferência, desenvolvido originalmente para jogadores. O serviço funciona agora em múltiplas plataformas e dispõe de 140 milhões de utilizadores mensais, e 300 milhões de contas registadas. No passado, a Microsoft tentou comprar a empresa por pelo menos 10 mil milhões de dólares, contudo, as negociações caíram por terra, e desde então os investidores têm ansiado por uma oferta pública, avança a Forbes (acesso condicionado, e conteúdo em inglês).

A Discord Inc. está avaliada em 15 mil milhões de dólares desde a última ronda de financiamento em setembro de 2021, onde arrecadou mais 500 milhões de dólares. Alguns dos seus principais investidores incluem o Dragoneer Investment Group, Baillie Gifford & Co., Coatue Management, Fidelity Management & Research Co. e Franklin Templeton. Tomasz Marcinkowski, da Pinterest, foi contratado como diretor financeiro do Discord, e embora o serviço esteja a preparar a sua IPO para 2022, esta ainda não tem data definida.

Instacart

A Instacart é um serviço online de entrega de mercearias criado em 2012, e a empresa trabalha atualmente com mais de 500 lojas de retalho e 40.000 outlets, incluindo lojas online como a Publix, Bed, Bath & Beyond e Sproots. Com a pandemia de Covid-19, o número de clientes aumentou para 75.000, em 2020, e a plataforma ocupa agora o terceiro lugar na entrega de alimentos online, a seguir à Walmart e Amazon, nos EUA.

O serviço esperava lançar-se, inicialmente, na bolsa pública em 2020, mas o CEO Fidji Simo optou por esperar até 2022 de modo a diversificar a oferta além da entrega de alimentos. A empresa está avaliada em 39 mil milhões de dólares desde a última ronda de financiamento, em março de 2021, sendo que o serviço dispõe ainda de uma plataforma de publicidade onde os retalhistas podem divulgar os seus produtos nos resultados de pesquisa, avança a Forbes (acesso condicionado).

Stripe

A Stripe é um serviço de pagamento online e está entre as 12 startups mais influentes da última década. Entre os milhares de clientes em todo o mundo, encontramos gigantes como a Lyft, Target, Zoom, Just Eat, NBC Media Group e Salesforce. Durante o ano pandémico de 2020, o foco dos empreendedores da Stripe mudou ainda mais para o comércio online.

A empresa detida pelos irmãos Patrick e John Collison ainda não tem data marcada para a sua IPO, embora haja rumores da sua preparação desde 2019. A fintech privada de Silicon Valley está avaliada em 95 mil milhões de dólares depois duma ronda de financiamento de 600 milhões em março de 2021, avança o Business Insider. Os fundadores partilharam que desde o início da pandemia tanto empresas, como compradores estão a mudar-se para o ambiente digital, beneficiando as receitas da rival do Paypal.

Klarna

A sueca Klarna é a maior empresa privada da Europa, uma fintech startup fundada pelo banco do mesmo nome, e rege-se pelo princípio Compre Agora, Pague Depois. O conceito permite a compra de produtos a retalho, a crédito sem pagar juros, sendo que de cada vez que um utilizador faz uma transação, a empresa recebe uma comissão do vendedor. O CEO admitiu em agosto de 2021 que não estava, na altura, a trabalhar ativamente numa IPO, embora tenha referido a possibilidade de o fazer em 2022, avançou a Bloomberg (acesso condicionado).

Na sua última ronda de financiamento em junho de 2021, a startup atingiu uma valorização de 45,6 mil milhões de dólares, quatro vezes mais que o registado no ano anterior. Segundo o Grand View Research, o mercado Compre Agora, Pague Depois vai atingir os 20,4 mil milhões de dólares em 2028, com um crescimento anual de 22,4%, à boleia da pandemia e da expansão do comércio eletrónico.

Chime

Chime é um dos maiores bancos digitais dos EUA, e uma das plataformas em mais rápido crescimento. A aplicação de banco online é a mais transferida nos EUA, contando com 6,4 milhões de instalações em dispositivos móveis, contra 2,7 milhões da rival Current, em segundo lugar, avança a corretora. Também os clientes do banco estão a crescer sendo que em fevereiro de 2021 a plataforma atingiu os 12 milhões de utilizadores, aumentando em 4 milhões ao longo do ano.

O banco está avaliado em 25 mil milhões de dólares desde a sua última ronda de financiamento em setembro de 2021, procurando uma valorização até os 45 mil milhões em março, avançou fonte da Forbes (acesso condicionado). Entre os investidores da última ronda de financiamento, podemos encontrar SoftBank, Sequoia Capital Global Equities, General Atlantic, Tiger Global e o Dragoneer Investment Group.

Databricks

Databricks é uma startup criada em 2013 concentrada no desenvolvimento de software usado para processar rapidamente, grandes volumes de dados. A empresa conta com o apoio de gigantes tecnológicas já que a Microsoft, uma das principais parceiras da Databricks, usa o seu software na Microsoft Azure, uma plataforma popular de cloud. A data exata da IPO ainda é desconhecida embora inicialmente se julgasse que esta teria lugar nos primeiros seis meses de 2021, avança a Freedom Finance.

A empresa tem um financiamento de 1 mil milhão de dólares e o apoio das gigantes Amazon, Google, Microsoft e Salesforce, ainda antes da sua IPO, avançou a Forbes (acesso condicionado). A startup está avaliada em 28 mil milhões de dólares, e embora os seus acionistas incluam nomes cotados na bolsa pública, é incomum ver as quatro grandes tecnológicas da tecnologia cloud a seguir a mesma tendência.

Impossible Foods

Por último, mas não menos importante, a norte-Americana Impossible Foods é uma produtora de substitutos de carne à base de plantas, contando com a direção e desenvolvimento dos produtos pelo fundador e professor de Bioquímica, Patrick O. Brown. Os produtos da empresa podem ser encontrados em mais de 20.000 lojas, incluindo Walmart, estando a norte-americana ainda a colaborar com a Burger King e a Disney.

A Impossible Foods conta com investidores famosos como Bill Gates, Serena Williams. Katy Perry, Jaden Smith e Jay-Z. A empresa atingiu uma valorização de 4 mil milhões de dólares em agosto de 2020, tendo como objetivo chegar aos 10 mil milhões. Já o CEO, Pat Brown, referiu em novembro de 2021 que a entrada da empresa em IPO era “inevitável”, contudo, nenhuma data foi indicada, noticiou a Forbes (acesso condicionado, e conteúdo em inglês). A última ronda de financiamento arrecadou 500 milhões de dólares, fazendo da Impossible Food da startup de produção de hambúrgueres, à base de plantas, a melhor financiada nos EUA, avançou a Reuters (acesso condicionado, e conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conheça o “top 10” dos IPO mais esperados de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião