Portugal é o país da União Europeia que mais pesquisou por notícias falsas em 2023
As pesquisas por inteligência artificial também registaram um pico em 2023, sendo que o interesse sobre este assunto entre os portugueses aumentou 290% desde o ano passado.
Portugal é o país da União Europeia que mais pesquisou por notícias falsas em 2023. Nos últimos cinco anos, o interesse por pesquisas sobre desinformação cresceu 620% e por notícias falsas 300%, revelam as novas tendências de pesquisa divulgadas pela Google.
Quanto às tendências de pesquisa sobre desinformação, estas incluem “como as notícias falsas afetam as nossas vidas”, “o que é desinformação” e “como lidar com a desinformação”.
Segundo a Google, as pessoas em Portugal continuam preocupadas quanto ao tema da cibersegurança, sendo que as algumas pesquisas relacionadas com o tema aumentaram significativamente nos últimos cinco anos, como as pesquisas por “phishing por SMS” (+1250%), “phishing de voz” (+1160%) e “violação de dados” (+230%). Já o interesse de pesquisa em “definições de privacidade” aumentou mais de 5000% só este ano.
A Google, que em julho lançou em Portugal o Bard – ferramenta parecida com o ChatGPT -, encontra-se também a usar a inteligência artificial (IA) para enfrentar os desafios de desinformação e segurança, refere-se em nota de imprensa.
Através do Google News Initiative, “os engenheiros trabalham diretamente com os verificadores de factos e editores dos meios de comunicação para usar ferramentas baseadas em IA para identificar e combater a desinformação”, explica-se. Já o Gmail, por exemplo, bloqueia automaticamente 99,9% de malware, phishing e spam e protege mais de 1,5 mil milhões de contas através do recurso a ferramentas de IA.
As pesquisas por inteligência artificial, na verdade, registaram também um pico. Em 2023, até agora, o interesse neste assunto aumentou 290% desde o ano passado, e 500% quando comparado com os últimos cinco anos.
Entre as perguntas mais populares encontra-se “como funciona a inteligência artificial” (+7580% desde o ano passado), “o que é inteligência artificial” (+2620%) e “onde a inteligência artificial é usada?” (+270%). Já as pesquisas por “quando surgiu a inteligência artificial” aumentaram mais de 5000% desde o ano passado.
Os portugueses também começaram a pesquisar formas de utilizarem a IA para aumentarem a sua produtividade ou desenvolverem as suas carreiras profissionais. Segundo os dados revelados, o interesse da pesquisa por IA em relação à elaboração de currículos aumentou 490% este ano, enquanto as pesquisas por IA em relação a cursos e engenheiros registaram um aumento de 250%.
Já as pesquisas por “IA para escrever textos”, “IA para editar vídeos”, “IA para programação” e “IA para criar um logótipo” aumentaram mais de 5000% em comparação com 2022.
Em Portugal as pessoas parecem também “cada vez mais interessadas em desenvolver as suas carreiras e em aprender novas competências”, tendo em conta que pesquisas por “como abrir um negócio online” aumentaram mais de 5000% no ano passado ou “como abrir uma loja online” duplicaram nos últimos cinco anos.
Já em termos de novas certificações, os cursos mais populares nas pesquisas dos portugueses foram “curso de programação”, “curso de IA” e “curso de informática”, segundo os dados da Google.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.