Negócios +M

Modelo Continente é o maior anunciante de setembro

Carla Borges Ferreira,

Carat e Fuel lideram, respetivamente, nas agências de meios e criativas. No acumulado dos primeiros nove meses a Altice é o maior anunciante e OMD e Fuel ocupam as primeiras posições nas agências.

O Modelo Continente é o maior anunciante de setembro. De acordo com o ranking mensal elaborado pela MediaMonitor, a insígnia do universo Sonae investiu, a preços de tabela — ou seja, sem os descontos negociados com os meios — 39,7 milhões de euros. Deste montante, 37,8 milhões foram canalizados pala televisão.

O segundo maior anunciante do último mês foi a McDonald’s Portugal, com 39 milhões de euros. E, a fechar o pódio, esteve o ITMI Norte Sul Portugal, dono do Intermarché, com 34,8 milhões de euros. Nos dois casos a esmagadora maioria do investimento também foi alocado à televisão.

Lidl, Altice, Nestlé, Unilever-Fima, L’Oreal, Worten e Burguer King são os restantes dez maiores anunciantes do país.

Analisando por meio, o Modelo Continente é o maior anunciante em televisão, a EDP em internet, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foi quem mais investiu em outdoor e o Lidl em rádio. Em imprensa surge como maior anunciante a Global Media, dona do Diário de Notícias, Jornal de Notícias ou TSF, e em Cinema o o maior anunciante é a Nos Comunicações.

Nas agências de meios o mês foi liderado pela Carat, com (a preços de tabela) 140,4 milhões de euros. Segue-se a Wavemaker (135,9 milhões) e, a fechar o “top 3”, a OMD (135,5 milhões). Arena e Havas Media, ambas do grupo Havas, são as agências que encerram as cinco maiores de setembro. O “top 10” fica completo com a Mindshare, a Initiative, Zenith, PHD e Mediacom Portugal.

Destaque para a Fuel, VMLY&R e Publicis que ocupam as três primeiras posições nas agências criativas. Havas Worldwide, TBWA/Lisboa, O Escritório, Wunderman Thompson, Dentsu Creative, Leo Burnett e MCCann Erickson Portugal encerram as primeiras dez posições do ranking das agências de publicidade.

De janeiro a setembro, no acumulado dos primeiros nove meses do ano, a Altice Portugal é o maior anunciante do país, seguido pela Unilever Fima e pelo Modelo Continente.

A OMD lidera nas agências de meios, seguida pela Arena e pela Carat, e nas agências criativas as primeiras posições são ocupadas pela Fuel, Dentsu Creative e Publicis Publicidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.