Negócios +M

Ecommerce deve faturar até 130 milhões com a Black Friday em Portugal

Rafael Ascensão,

Segundo o estudo da GFK para a blackfriday.pt, 63% dos consumidores estão ansiosos para aproveitar as promoções da Black Friday e um terço vai iniciar as pesquisas por ofertas um mês antes do evento.

O volume de negócio de ecommerce faturado durante a semana da Black Friday em Portugal deve situar-se entre os 120 e os 130 milhões de euros, revela um estudo da blackfriday.pt, realizado pela GFK, que inquiriu 502 pessoas.

Segundo o estudo, a maioria dos portugueses (72%) planeia gastar em média 290 euros durante a Black Friday, naquele que é um aumento do valor de 11% em comparação com o ano anterior.

No entanto, para 30% dos potenciais compradores, o valor de compras terá um teto máximo de 100 euros, situando-se assim abaixo do valor médio apurado. Por outro lado, 24% referem que pretendem gastar entre 101 e 300 euros. Onze por cento dos inquiridos dizem ainda não ter a certeza sobre o valor que vão gastar, numa percentagem significativamente menor em comparação com os 27% registados no ano passado.

O estudo destaca também que 63% dos inquiridos estão ansiosos para aproveitar as promoções da Black Friday – valor em linha com o ano anterior – e que um terço dos consumidores vai iniciar as pesquisas por ofertas um mês antes do evento. Já 29% planeiam fazê-lo na semana antes e 21% no próprio dia do evento.

Quarenta e dois por cento dos inquiridos indicam o setor da moda (vestuário, calçado e acessórios) como aquele em que pretendem aproveitar as promoções da Black Friday, sendo que o top três de preferências é completado pelos eletrodomésticos (29%) e livros (27%).

Pouco mais de metade dos consumidores portugueses (54%) planeiam fazer as compras na Black Friday, tanto online como offline durante o evento, com 25% a dizerem que preferem comprar online e 16% a optarem pelas lojas físicas.

Apesar das opiniões contraditórias relativamente à Black Friday e à Cyber Monday, 71% dos inquiridos têm uma opinião positiva, o que representa um aumento de 9% em comparação com 2022. A principal razão, indicada por 64% dos consumidores, deve-se ao facto de considerarem que a Black Friday lhes permite poupar dinheiro”, refere Jérôme Amoudruz, CEO da blackfriday.pt, citado pelo estudo.

O e-mail é o canal mais “conveniente” para funcionar como fonte de informação sobre ofertas da Black Friday para 38% dos consumidores, refere o estudo, seguindo-se as redes sociais Facebook (37%) e Instagram (31%). As lojas virtuais e o site da blackfriday.pt surgem em quarto lugar nas preferências dos consumidores para obtenção de informação destas promoções.

O estudo revela ainda que 52% das compras online durante a Black Friday serão feitas por mulheres e a maior percentagem (35%) de compradores está localizada na região norte do país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.