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Marcas podem estar a perder oportunidade por ignorarem a geração X, refere estudo da Wavemaker

Rafael Ascensão,

Apenas 24% dos anúncios de tv têm pessoas com idade superior a 50 anos, enquanto 76% têm pessoas entre os 19 e os 49 anos. Os anunciantes podem estar a perder uma oportunidade, alerta a Wavemaker.

Embora esteja a caminho de ser a geração mais rica da história, seja mais leal às marcas e até interaja regularmente com as redes sociais, a geração X está a ser ignorada pelas marcas e pela indústria publicitária, pelo que os anunciantes podem estar a desperdiçar uma oportunidade, refere-se num estudo da Wavemarker que inquiriu 200 mil pessoas da geração X a nível mundial.

Atualmente representando 31% da população global e ocupando a faixa etária dos 45 aos 60 anos, a geração X é responsável por 27% dos gastos globais e os seus elementos são mais leais às marcas, refere o estudo “Finding the Gen X Factor“. No entanto, apenas 13% dos elementos desta geração se sentem representados na publicidade.

Na verdade, pessoas com idade superior a 50 anos figuram em apenas 24% dos anúncios televisivos, enquanto 76% dos anúncios contam com pessoas entre os 19 e os 49 anos.

O estudo refere ainda que 92% da geração X está nas redes sociais diariamente e que estes utilizadores se sentem até mais confiantes no uso de novas tecnologias do que a geração Z (com idades inferiores a 26 anos).

Exemplificando com o TikTok, o estudo refere que, mesmo embora esta geração represente 28% dos utilizadores e seja a que mais tem crescido na plataforma, apenas 5% dos investimentos das marcas em campanhas de influencers nesta rede social têm a geração X como alvo.

Segundo o estudo, este reduzido sentimento de representação traduz-se também num menor envolvimento, exemplificando com o facto de campanhas com influencers da mesma geração terem obtido resultados muito melhores junto da geração X do que campanhas com influencers mais novos.

Em “Finding the Gen X Factor”, alerta-se ainda que as marcas deviam estar mais alerta para o facto de a “confiança” ser 30% mais importante para as decisões de compra da geração X do que para as gerações mais jovens, e que os consumidores desta geração têm em conta 27% menos marcas do que os consumidores mais novos.

A geração X apresenta uma grande oportunidade para as marcas – são consumidores mais envolvidos, leais e ricos – e não deviam ser ignorados pelos anunciantes“, diz Zoe Bowen-Jones, senior insight director da Wavemaker, citado pela Marketing Dive.

“O nosso estudo indica que a geração X é mais leal à marca, tem uma maior capacidade de atenção e está mais envolvida nas redes sociais, provando em última análise serem consumidores mais valiosos que as gerações mais novas“, acrescenta.

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