Meo é a marca de telecomunicações que mais cresceu a nível global. Valorizou 57%
A Meo é a marca que mais cresceu a nível global e é também a mais valiosa entre as portuguesas. A esta segue-se a Nos, na 119ª posição, que cresceu 10% em valor de marca para os 524 milhões de euros.
A Meo foi a marca de telecomunicações que mais cresceu, apresentando uma subida de 57% do valor de marca para 934 milhões de euros em 2024, segundo o estudo “Telecoms 150 2024” da Brand Finance.
Este crescimento permitiu-lhe escalar 29 posições no ranking e alcançar o 84º lugar a nível mundial, sendo que a Meo é a marca portuguesa de telecomunicações mais valiosa e forte em Portugal.
Para o impulso no seu valor de marca contribuiu o processo de transformação da Altice, empresa-mãe da Meo, no que diz respeito às suas operações portuguesas, que resultou na transição de Altice Empresas para Meo Empresas, explica-se em comunicado.
Segundo o estudo, a Meo também “melhorou as suas perceções de cobertura alargada”, ocupando o segundo lugar mais forte em Portugal precedida pela Vodafone (cujo valor da marca caiu 13%, para 14,6 mil milhões de dólares), e “ocupa um lugar proeminente a nível mundial”.
Em nota de divulgação do estudo, refere-se ainda que a Meo Empresas “também dá prioridade à sustentabilidade e ao progresso da sociedade” e que a Meo “tem experimentado uma melhoria significativa na sua pontuação ambiental“, sendo que no entanto, “a marca ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar os atuais líderes nesta métrica no mercado português, a Vodafone, bem como o líder na cena mundial, a Safaricom”, marca que viu o seu valor cair 46% para 370 milhões de euros.
Entre as marcas portuguesas no ranking, a segunda melhor classificada é a Nos, que ocupa a 119ª posição. Esta cresceu 10% em valor de marca para os 524 milhões de euros, subida que se deve a “várias razões”, como “o bom desempenho financeiro e a constante procura dos seus produtos, especialmente em serviços móveis e de banda larga“, lê-se na mesma nota.
“Além disso, a Nos realizou projetos financiados que melhoraram o seu desempenho geral. Por outro lado, a escolha da Openvault para melhorar a experiência do consumidor em banda larga foi um passo importante para fortalecer a marca. Além disso, as unidades de negócios da Nos têm-se mostrado sólidas, com um crescimento constante no número de utilizadores de serviços móveis”, acrescenta-se.
Conforme diz citada em comunicado Pilar Alonso Ulloa, managing director da Brand Finance para Espanha, Portugal e América do Sul, “ambas as marcas estiveram na vanguarda da inovação tecnológica em Portugal, oferecendo serviços avançados como 5G e fibra ótica aos seus clientes. O foco na inovação tecnológica, campanhas de marketing eficazes, experiência do cliente e expansão de serviços são alguns dos fatores que contribuíram para uma perceção mais positiva da marca entre os consumidores portugueses”.
O ranking das marcas de telecomunicações mais valiosas é liderado pela Deutsche Telekom que subiu do segundo ao primeiro lugar depois de valorizar 17%, apresentando um valor de marca de 67,5 mil milhões de euros. Seguem-se no pódio duas marcas norte-americanas, a Verizon (66 mil milhões), que lhe viu ser roubada a primeira posição pela marca alemã, e a AT&T (45,3 mil milhões).
A Brand Finance analisa anualmente mais de seis mil das marcas mais importantes do mundo e publica mais de 100 relatórios nos quais classifica marcas de todos os setores e países. As 150 marcas de telecomunicações mais fortes e valiosas do mundo são incluídas no ranking anual Brand Finance Telecoms 150 2024.
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