Google anuncia quatro medidas para combater desinformação nas eleições europeias
Uma das medidas passa por disponibilizar "recursos aos jornalistas para aumentar a sensibilização sobre a desinformação e ações para a combater".
A Google anunciou quatro medidas para combater a desinformação online, no âmbito das eleições europeias, onde se inclui o Elections24Check, coligação de factos para a qual a tecnológica contribui com 1,5 milhões de euros.
“Partilhamos os anúncios mais recentes da Google na cimeira ‘Fighting Misinformation Online’ com foco nas eleições, que decorre em Bruxelas, sobre como estamos a trabalhar com o ecossistema, de forma mais ampla, para combater a desinformação e apoiar a literacia mediática”, refere a tecnológica.
Este passo, adianta, “vem na sequência da atualização no início deste ano sobre como estamos a apoiar as eleições para o Parlamento Europeu, disponibilizando informações de alta qualidade aos eleitores, salvaguardando as nossas plataformas e proporcionando às campanhas as melhores ferramentas de segurança e formação“.
Entre as medidas está o Elections24Check, uma nova coligação de verificação de factos.
“A Google está a contribuir com 1,5 milhões de euros para a Rede Europeia de Normas de Verificação de Fatos (EFCSN) para o lançamento do Elections24Check“, uma coligação de mais de 40 organizações de notícias e de verificação de factos que trabalha em conjunto para verificação de factos sobre as eleições para o Parlamento Europeu, adianta.
Outra medida diz respeito a “recursos de desinformação da AFP para jornalistas“, em que no “período que antecede as eleições europeias de junho, a AFP vai disponibilizar recursos aos jornalistas para aumentar a sensibilização sobre a desinformação e ações para a combater, com o apoio da Google News Initiative“.
Há ainda um donativo de um milhão de dólares da Google.org ao ThinkYoung “para financiar hackathons [maratonas de programação] liderados por jovens em toda a Europa e capacitar os jovens eleitores no âmbito do processo democrático e a desenvolver soluções com foco nas comunidades desfavorecidas”.
“Esta iniciativa baseia-se no compromisso de longa data da Google.org com literacia mediática dos jovens e a segurança online, tendo apoiado, desde 2018, mais de 60 organizações”, acrescenta a Google.
Também vai ser lançado o Google Trends Elections Hub para as eleições parlamentares europeias “de forma a proporcionar informações sobre as questões e os tópicos sobre os quais os eleitores desejam saber mais“. Neste constam as Tendências de Pesquisa por toda a União Europeia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.