Media

Jornal Novo encerra edição em papel. Diretora Joana Petiz está de saída

Carla Borges Ferreira,

Joana Petiz, desde junho diretora do jornal Novo, deixa o título, que passa a exclusivamente digital. A alteração implica a saída de quatro a cinco pessoas.

A edição desta sexta-feira do jornal Novo será a última a chegar às bancas. O semanário, detido desde o verão de 2022 pela Media9Par e relançado no último ano, vai deixar de ter formato papel, passando exclusivamente a digital.

De acordo com uma nota interna à qual o +M teve acesso, e que foi enviada no seguimento de uma reunião com toda a equipa na qual foi comunicada uma “reorientação estratégica da marca”, que implica o fim da edição impressa, o título vai “eleger as plataformas digitais, incluindo o site da marca, as redes sociais e outros canais desta natureza, como os meios exclusivos para a distribuição dos conteúdos produzidos pela marca Novo“.

A decisão, apurou o +M, levará à saída de quatro a cinco pessoas, incluindo Joana Petiz, que assumiu a direção do título em junho de 2023. Para além da diretora, que sairá por vontade própria para um outro projeto, “a empresa recebeu manifestações de interesse para conclusão do contrato de trabalho, seja para serem perseguidos outros projetos próprios/ profissionais ou no contexto de processo de pré-reforma“, lê-se na nota à qual o +M teve acesso. De acordo com a ficha técnica que está online, o Novo tem uma equipa de 15 pessoas.

Entre segunda e terça-feira a administração do grupo terá reuniões individuais com todos os colaboradores e, “concluídas estas diligências, irá trabalhar-lhe empenhadamente em soluções (para quem permanecer e quem prosseguir o seu percurso fora do Grupo) que permitam o melhor equilíbrio entre o impacto da decisão e a necessidade de assegurar a sustentabilidade do Grupo Media Nove – para o projeto agora revisto para a marca Novo, como para as restantes marcas que reconhecidamente têm feito um caminho muito positivo de cada vez maior afirmação”, lê-se na nota interna.

A nova organização e direção do título, que integra o grupo que tem também o Jornal Económico e a Forbes, será anunciada no início da próxima semana.

Após ao longo de 2023 o Grupo Media Nove ter envidado esforços significativos para relançamento da marca – incluindo o lançamento de um novo site e alterações importantes no jornal impresso semanal (projeto gráfico e editorial, Opinião reforçada, entre outras iniciativas) – foi possível alcançar resultados relevantes ao nível do crescimento da audiência digital (superior a 1000% quando comparados os primeiros meses de 2023 e o arranque de 2024) e um crescimento menos acentuado nas vendas do jornal em papel (cerca de 30%). Ao longo deste período foi realizado trabalho junto do mercado publicitário, tendo também aqui sido alcançado melhor retorno na área digital”, lê-se no comunicado assinado por José Carlos Lourenço, CEO e chairman do grupo.

O Novo foi lançado em abril de 2021 pela Lapanews e comprado pela sociedade criada pelo Emerald Group, do empresário N’Gunu Tiny, no verão seguinte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.