Ideias +M

Associações apostam em campanhas de consignação. É cada vez maior o número de entidades a quem pode doar 0,5% do IRS

Rafael Ascensão,

Há cada vez mais associações a quem pode doar 0,5% do IRS. Muitas apostam na comunicação para sobressaírem e sensibilizarem a população. Veja algumas das campanhas.

Já escolheu a quem consignar 0,5% do seu IRS este ano? São várias as hipóteses – entre associações, instituições ou fundações – e estas não param de crescer. Este ano são mais de cinco mil. Perante as inúmeras possibilidades, e tendo em conta que são muitos os portugueses que ainda não consignam parte do seu IRS, são muitas as entidades que apostam na criatividade e em campanhas de apelo à consignação.

Este ano são ao todo 5.037 as entidades inscritas para receber esta “doação”, que não acarreta nenhum tipo de custo para o contribuinte, tendo sido ultrapassada pela primeira vez a barreira das cinco mil instituições às quais os portugueses podem consignar 0,5% do seu imposto. Ano após ano, este número tem vindo a subir: se em 2020 constavam da lista 4.200 nomes, estes cresceram para 4.399 em 2021 e depois para 4.752 em 2022.

Os contribuintes podiam escolher até ao final do mês de março, entre estas cerca de cinco mil entidades, a qual delas queriam consignar, com essa informação a ser associada ao IRS automático. Mas, caso não o tenha feito, não se preocupe, porque pode sempre dar agora essa indicação na entrega da declaração de IRS.

Para isso basta preencher o quadro 11 do Modelo 3 da sua declaração de IRS, assinalando a opção “Instituições de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública”, e indicar o número de contribuinte da entidade a que deseja consignar 0,5% do imposto.

Recorde-se que o prazo para entregar a declaração de IRS decorre até 30 de junho. Já quanto ao tempo de entrega dos montantes da consignação de IRS, os valores são depois transferidos para as entidades beneficiárias até 31 de março do ano seguinte à entrega da respetiva declaração.

Em termos de valor total do montante consignado, este atingiu os 33,2 milhões de euros em 2023, um aumento de quase 9% face ao que tinha sido consignado na campanha do IRS do ano anterior.

Recorde-se que a consignação de 0,5% do IRS não implica a perda de qualquer parte do reembolso, uma vez que a verba “doada” é retirada do imposto devido ao Estado.

No dia 2 de maio, o Governo aprovou uma proposta de lei que duplica o limite da consignação do IRS para 1%. A proposta, no entanto, ainda tem de passar pelo crivo do Parlamento, e a sua aprovação vai significar cerca de menos 40 milhões de euros de receita para o Estado em 2025.

Representando a consignação do IRS, uma receita importante para instituições e associações, estas entidades apostam em campanhas de forma a sensibilizar a população. Para isso, contam muitas vezes com o apoio pro bono das agências criativas e de meios. O +M compilou algumas dessas campanhas.

  • Academia Semear

“Agora que já estou a trabalhar, também posso consignar!” é a campanha da Academia Semear, que pretende celebrar o trabalho conquistado por jovens e adultos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento formados na própria instituição e conduzir os portugueses a criar mais impacto na vida destas pessoas ao consignar o seu IRS. A campanha é protagonizada por casos de sucesso que dão a cara e o exemplo, pois ao terem um trabalho também já podem consignar o seu IRS. NIF 508 908 507

  • Ânimas

Também a Ânimas apela a este “pequeno gesto, que não tem qualquer custo para o contribuinte” mas que “tem um impacto significativo no trabalho desenvolvido por esta Associação, uma vez que os donativos são a sua única fonte de rendimento”. Esta associação dedica-se à educação de cães de assistência para prestarem apoio a crianças, jovens e adultos com limitações funcionais diversas, os quais são depois entregues de forma totalmente gratuita às famílias. NIF 506 119 718

  • APOIARTE – Casa do Artista

A APOIARTE – Casa do Artista é uma das instituições que apela à consignação do IRS. Referindo que tem na sua residência 76 artistas, a Casa do Artista aponta a existência de um desvio desfavorável de cerca de 540 euros por utente/mês devido a carreiras contributivas marcadas por precariedade e pensões de baixo valor, acrescidas de um financiamento ainda insuficiente para que as Entidades prossigam a sua função social. O vídeo da campanha, produzido pela Concept Media, conta com diversos artistas como João Baião, Fernando Mendes, Cláudia Pascoal ou Simone de Oliveira. A voz é de José Raposo. NIF 501 705 163

  • Associação Acreditar

A Associação Acreditar (Associação de pais e amigos de crianças com cancro) reforça que a consignação do IRS não tem qualquer custo ou perda de benefício para os contribuintes. “Zero euros. Parece incrível, mas é quanto lhe custa ajudar crianças com cancro no seu IRS”, diz a associação, que apela ao contributo para que possa disponibilizar casas perto dos hospitais de forma a garantir que as crianças continuam a aprender e a manter as suas rotinas. NIF 503 571 920

  • Café Joyeux e Associação VilacomVida

A artista Carolina Deslandes volta a ser o rosto da campanha feita pelo Café Joyeux e a Associação VilacomVida, uma IPSS que tem por objetivo proporcionar um futuro laboral a jovens adultos com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento. Com o mote “Para si é grátis, para eles não tem preço”, esta campanha mostra que é possível ajudar a fazer a diferença, apoiando, sem qualquer custo, quem mais precisa. NIF: 514199784

  • Cáritas Portuguesa

“Nós transformamos o teu donativo em amor”, diz a Cáritas Portuguesa na sua campanha de consignação do IRS. A organização optou também por destacar as datas importantes da consignação e reforça que “ao escolher a Cáritas, estás a ajudar a reforçar a nossa ação em todo o país, nas 20 Dioceses”. NIF 500 291 756

  • Comunidade Vida e Paz

Desenvolvida pela Lola Normajean, a campanha de apelo à consignação do IRS da Comunidade Vida e Paz tem como conceito “O humor não diminui o problema, 0,5% do IRS, sim”. Os humoristas Nuno Markl e Eduardo Madeira são os protagonistas da campanha, que alerta também para a falta de acesso a casas condignas e para o aumento de pessoas em situação de sem-abrigo. A instituição distribui ao dia de hoje cerca de 580 ceias e apoia mais de 530 pessoas nas ruas, num aumento de 25% em relação ao ano passado. O vídeo da campanha tem por base uma agência imobiliária fictícia – o Condomínio Olho da Rua – e teve produção da The End Films. Conta também com a parceria da Nova Expressão no planeamento de media. NIF 502 310 421

  • Cruz Vermelha Portuguesa

A atriz Inês Castel-Branco é a responsável por dar voz à campanha de consignação do IRS da Cruz Vermelha, que conta com uma música original do grupo Bicho Carpinteiro. Na mesma, a Cruz Vermelha Portuguesa alerta para o aumento dos pedidos de ajuda e apela à consignação do IRS para evitar que histórias como as representadas na campanha sejam uma realidade recorrente. “500 745 749. O número que nos move” foi desenvolvida pela Koby Agency e produzida pela Krypton. NIF 500 745 749

  • Fundação do Gil

“São as vidas de muitas crianças, cujo futuro também passa pelas suas mãos”, diz a Fundação do Gil na sua campanha, sublinhando o trabalho que tem desenvolvido e que já permitiu o apoio a milhares de crianças através da Casa do Gil, dos cuidados domiciliários pediátricos, da hospitalização domiciliária pediátrica e, mais recentemente, da Clínica do Gil. “O Futuro constrói-se com a ajuda de todos, porque cada gota conta”, apela ainda a fundação. NIF 504 729 292

  • Fundação Maria Droste

“E se fosses tu? De repente, eras retirado de tua casa. Como é que te sentias?” ou “se agora te tirassem de casa o que é que te faria mais falta?”, foram algumas das perguntas que a Fundação Maria Droste fez nas ruas, e que resultaram em cinco entrevistas de vox pop. A fundação alarga as questões aos contribuintes de forma a sensibilizar a opinião pública para a importância da sua ação e angariar donativos através da consignação de 0,5% do IRS em 2024. NIF 500 892 857

  • Fundação Sporting

“Dá o passo”, incita por sua vez a Fundação Sporting, convidando os contribuintes a ajudar a garantir uma vida mais ativa “com desporto e educação”. Afinal, “um passo tão simples [consignação] é um passo de gigante no futuro de uma criança”. NIF 513 462 554

  • Liga Portuguesa Contra o Cancro

Tal como no ano passado, a campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro, assinada pela LPM, volta a apostar no mesmo mote – “Ligue mais ao que é realmente importante”. Contando novamente com Ricardo Araújo Pereira enquanto embaixador e protagonista do vídeo, o humorista liga a alguém para o convencer a fazer a consignação do IRS. NIF 500 967 768

  • Make-A-Wish

Tendo como mote “Tudo começa com um desejo”, a campanha da Make-A-Wish Portugal visa relembrar a todos os portugueses que ajudar a realizar desejos de crianças e jovens gravemente doentes está ao alcance de todos. A Make-A-Wish Portugal tem como objetivo para 2024 a concretização de 225 desejos de crianças e jovens gravemente doentes. Esta entidade contou para a campanha com o contributo da Cão Vadio Produções, Guel Produções Audiovisuais, Lift Consulting e Universal McCann. NIF 509 196 853

  • Operação Nariz Vermelho

Na campanha da Operação Nariz Vermelho, são os próprios Doutores Palhaços que explicam como pode consignar 0,5% do seu IRS. Os Doutores Palhaços “levam alegria a milhares de crianças, em mais de 150 serviços de pediatria. Para que elas possam esquecer, por um instante que seja, a dor e o medo e sentirem-se simplesmente crianças, o seu apoio é fundamental. Ajude a nossa missão doando 0,5% do seu IRS”, apelam. NIF 506 133 729

  • SIC Esperança

Este ano, a SIC Esperança apela à generosidade dos portugueses no apoio projetos que promovam a igualdade de oportunidades no acesso à educação, combatendo a exclusão e o abandono escolar e garantindo que todas as crianças e jovens tenham a possibilidade de alcançar o seu pleno potencial. A campanha também conta com um vídeo. NIF 506 711 706

  • UNICEF

É sob o mote “Há escolhas que são simples de fazer”, que a UNICEF Portugal lança este ano um apelo aos portugueses para que contribuam para causas solidárias através da consignação de 0,5% do seu IRS. Na sua mensagem, a UNICEF destaca a importância de reunir famílias separadas durante crises humanitárias, naquela que é uma das muitas dimensões do trabalho da organização. A criatividade é da ibrothers. NIF 500 883 823

  • Liga das Ligas

De forma a promover uma maior adesão por parte dos portugueses de uma forma generalizada à consignação do IRS, a Liga Portugal Betclic, numa iniciativa promovida pela Fundação do Futebol, resolveu servir de elemento agregador e dar espaço não a uma, mas a nove Ligas Portuguesas.

Na iniciativa “A Liga das Ligas”, assinada pela agência Judas, a Liga Portugal Betclic cedeu o seu naming em todos os materiais de comunicação e emissões televisivas a nove ligas durante a 27ª jornada do campeonato. A Liga Portuguesa de Profilaxia Social, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Liga Portuguesa Contra a SIDA, a Liga Renascer, a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, a Liga Nacional Contra a Fome, a Liga dos Bombeiros Portugueses, Liga para a Proteção da Natureza e a Liga dos Combatentes foram as instituições abrangidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.