Já pode consultar o valor das despesas para abater no IRS

Portal das Finanças já mostra os valores das despesas que poderá deduzir à coleta no IRS. Se encontrar erros, pode fazer uma reclamação ao Fisco até ao fim do mês.

Os contribuintes já podem consultar no Portal das Finanças os valores apurados pela Autoridade Tributária para dedução à coleta no IRS — e reclamar, se for caso disso. Devem fazê-lo até ao fim deste mês, sendo que a 1 de abril começará o período de entrega da declaração anual de rendimentos.

“De 15 a 31 de março é o prazo para consultar (…) os montantes apurados para dedução no IRS, nomeadamente das despesas realizadas em serviços de saúde e de educação, das despesas com habitação (rendas e juros) e com lares de idosos”, salienta a Deco Protesto, numa nota em que destaque os principais prazos aos quais ter atenção, no que diz respeito ao IRS.

Para consultar as despesas, entre no Portal das Finanças, procure “IRS despesas” na barra de pesquisas e aceda à opção “Consultar Despesas p/ Deduções à Coleta” (ou clique aqui e faça o login). Se os valores que encontrar estiverem corretos, não precisa de fazer nada e os montantes serão automaticamente considerados no momento em que avançar com a entrega do IRS automático ou da declaração previamente preenchida.

Mas se as despesas dedutíveis não lhe parecerem corretas, tem até 31 de março para reclamar. Segundo a Deco, só é aconselhável fazê-lo se estiver em causa a ausência de despesas gerais familiares ou com benefício de IVA.

Nos demais casos (despesas de saúde, educação, lares e habitação), basta fazer o ajuste na entrega da declaração anual de IRS, isto é, a partir de 1 de abril, em vez de aceitar a informação proposta pelo Fisco, terá de rejeitar a importação automático dos dados e preencher manualmente esses campos.

Importa explicar que, apesar de o Governo ter dado mais tempo aos portugueses para validarem as suas faturas, os demais prazos não foram alterados. Portanto, a consulta das despesas dedutíveis em sede de IRS terminará mesmo a 31 de março e a entrega da declaração Modelo 3 arrancará mesmo a 1 de abril, como é tradição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já pode consultar o valor das despesas para abater no IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião