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NewsNow é lançado para a semana. Canais de informação avançam com mudanças

Rafael Ascensão,

A CNN Portugal e SIC Notícias, canais que apresentaram novidades recentemente, encaram com expetativa e como "mais um concorrente" a chegada do novo canal da MediaLivre. A RTP3 preferiu não comentar.

Os canais de informação avançaram nestes últimos tempos com algumas mudanças nas suas grelhas e programações. Estas mudanças acontecem pouco antes da chegada ao mercado do NewsNow, o novo canal informativo da MediaLivre (ex-Cofina), que é lançado na próxima segunda-feira, dia 17 de junho, confirmou o +M. O canal vai ocupar a posição nove na grelha dos três operadores, Meo, Nos e Vodafone.

No caso da CNN Portugal — que diz estar “em condições de travar qualquer combate” — o canal da Media Capital apresentou uma grelha de televisão renovada, que entrou em vigor no dia 3 de junho, altura escolhida tendo em conta a aproximação de uma época “muito intensa” em termos informativos, segundo Nuno Santos, diretor da estação, com as eleições europeias, o Campeonato Europeu de Futebol, os Jogos Olímpicos, ou as eleições no Reino Unido.

Entre as novidades, está um conjunto de novos programas ao final de semana, um novo jornal às 19h que se prolonga depois pelo prime time, bem como um novo programa ao sábado mais virado para a atualidade internacional e novos conteúdos “daquilo que chamamos soft news, que no fundo são programas que estão ligados ao lazer e tempos livres”.

Nos espaços de análise e comentário, o canal da Media Capital destacou o regresso de Nuno Morais Sarmento e as estreias de José Luís Carneiro. Em modelo frente-a-frente passou-se a assistir a confrontos entre João Galamba e Carlos Guimarães Pinto. Todas as semanas, o canal conta ainda com o comentário e análise à situação política de Pedro Costa e Francisco Rodrigues dos Santos.

Mafalda Anjos e Rui Calafate também inauguraram um novo espaço de análise, às segundas-feiras (19h), chamado “Sem Agenda”. Já aos fins de semana, André Carvalho Ramos passou a apresentar “CNN em Foco”. Naquele que pretende ser uma “espécie de termómetro global”, a CNN também avançou com o programa “G7”, com Pedro Bello Moraes.

O canal criou também um novo programa das 9h às 10h da manhã, o “CNN Top Story”. “É um programa onde vamos lançar os conteúdos do dia, onde vamos lançar o dia informativo. E vamos fazê-lo a partir do nosso novo estúdio do Porto, com uma equipa que trabalha a Norte”, adiantou Nuno Santos, diretor da CNN Portugal, por altura da apresentação das novidades.

A SIC Notícias também implementou algumas alterações na sua programação recentemente. Desde 27 de maio é Ana Patrícia Carvalho a responsável pela “Grande Edição”, onde todos os dias, às 20h00, os telespetadores podem contar com “as notícias e as imagens que marcam, os protagonistas do dia, a análise independente e o debate de ideias numa grande edição de arranque da noite”.

Já Nelma Serpa Pinto passou a conduzir, a partir das 22h00, a “Edição da Noite”, com “uma nova imagem, mas com o compromisso de qualidade e rigor de sempre”, segundo um comunicado da estação que sublinha “as entrevistas que marcam e os painéis de comentário”.

Em breve, o canal de informação do grupo Impresa também deve apresentar mais novidades. Ao +M, Ricardo Costa já tinha revelado que surgiriam algumas novidades no canal “após as eleições” europeias, as quais disse, na altura, ainda não poder revelar.

Em outubro, a SIC Notícias também já se havia “transformado”, apresentando um novo logótipo e grafismo de antena e apresentando um novo site e uma nova app, bem como uma nova grelha. Um “rebranding” que, segundo Ricardo Costa, correu “muito bem”.

Canais de informação olham para chegada do NewsNow com expectativa

É mais um concorrente. A concorrência geralmente faz bem ao mercado e também nos faz bem, obriga-nos a olhar para o que fazemos, a pensar um pouco mais estrategicamente, e portanto é mais um canal que chega e será encarado como foram outros anteriores. Não há mais nenhuma diferença sobre isso, para além de já sermos muitos, é a única questão. Mas vamos olhar como olhámos para a chegada da CNN, as várias fases da TVI 24 ou da própria CMTV”, considera Ricardo Costa, diretor de informação do grupo Impresa.

Já por parte da CNN Portugal, Nuno Santos diz encarar a chegada deste novo canal “com a expectativa, curiosidade e atenção que todos os players nos merecem“.

Não falo por antecipação. Mas no nosso caso, estamos prontos. Quando chegámos há dois anos e meio, dissemos ao que vínhamos, ocupámos o nosso espaço, fizemos o nosso trabalho. E portanto, não olhamos para quem chega de soslaio, olhamos com a atenção que todos os players nos merecem”, reforçou em conversa com o +M na apresentação das novidades da CNN.

Questionada pelo +M, a RTP disse não quis fazer nenhuma declaração.

Na quinta-feira passada, a CNN Portugal foi líder entre os canais de informação, com um share de 2,8%, seguida pela SIC Notícias (2%), com os canais a ocuparem a quinta e sétima posição entre o total de canais com maior share. A RTP3 surge na 21ª posição, com 0,8%. Os dados são da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM).

Na média do mês de junho, a CNN apresenta um share de 2,4%, a SIC Notícias de 1,9% e a RTP3 0,6%. Já em termos de média anual, a CNN totaliza o mesmo share de 2,4%, enquanto a SIC Notícias e a RTP3 melhoram a sua quota para 2,1% e 0,7%, respetivamente.

Um novo canal que não surge “numa lógica combativa”

Por parte do NewsNow, Carlos Rodrigues garantiu que o seu lançamento não surge “numa lógica combativa”, mas antes de respeito pela concorrência. “Quanto maior for o vosso sucesso maior será o nosso desafio”, disse na apresentação do canal em maio.

O diretor-geral editorial da Medialivre e diretor da CMTV e agora também do Now referiu ainda que o canal não vai ser “uma televisão cinzenta ou domesticada” mas antes “o contrário disso”. “Não temos medo das notícias, de contar a verdade, dos poderosos, de dizer tudo o que interessa, doa a quem doer”, afirmou.

Não teremos os tudólogos a falar. De alguma forma, vamos tentar abrandar os ritmos mais emocionais e emotivos da política. Hoje em dia, o desafio de um canal de informação é contribuir para o esclarecimento do espectador, para que o espectador possa ter uma informação diferenciada e que não seja meramente uma futebolização do debate, quer sobre a política, quer sobre as grandes questões da sociedade. Esse também vai ser um dos efeitos do Now. Vamos, no fundo, procurar fazer serviço público através dessa alteração dos ritmos de informação”, explicou Carlos Rodrigues numa entrevista ao +M.

Vamos ter um projeto diferenciado, vamos ter protagonistas em antena e vamos ter notícias. São essas as três razões principais para acompanhar a emissão do Now“, garantiu também Carlos Rodrigues.

António Costa, Rui Rio e Fernando Medina são alguns dos nomes que vão integrar este conjunto de “protagonistas” do novo canal de notícias, que conta ainda com personalidades como o cardeal Américo Aguiar ou a ex-diretora-geral de saúde, Graça Freitas como comentadores.

O entretanto eleito eurodeputado pela Iniciativa Liberal (IL), Cotrim Figueiredo, a bastonária da Ordem dos Advogados, Fernanda de Almeida Pinheiro, o líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, e o ex-primeiro ministro e presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, são outras figuras que os telespectadores vão poder ver como protagonistas no novo canal.

Trazer de volta à televisão os “abstencionistas”, os públicos que se divorciaram dos canais clássicos, e atrair anunciantes que não cabiam na CMTV são os objetivos do canal que tem como máxima “Informação exata à hora certa”.

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