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SIC estuda lançamento de canal de ficção no cabo

Carla Borges Ferreira,

Ao contrário do grupo dono da TVI, neste caso a ideia não será relançar nenhum dos canais, mas antes avançar de raiz para um novo projeto.

A SIC está a estudar o lançamento de um novo canal no cabo, apurou o +M. Trata-se de um canal dedicado à ficção, género no qual a estação já tem grande catálogo. O lançamento do SIC Ficção, nome de trabalho, estará a ser avaliado junto das operadoras e poderá acontecer ainda este ano.

Contactada pelo +M, fonte oficial da Impresa adianta apenas que “a SIC está constantemente à procura de oportunidades que possam gerar valor ao seu portfolio de marcas, em qualquer plataforma”, não desmentindo mas também não avançado pormenores sobre o novo projeto, que pode acabar por preencher o espaço que será aberto pela Media Capital que, como avançou o +M na última semana, vai relançar o TVI Ficção como canal generalista.

Ao contrário do grupo dono da TVI, neste caso a ideia não será relançar nenhum dos canais, mas antes avançar de raiz para um novo projeto.

A Impresa, recorde-se, tem neste momento cinco canais temáticos: SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical, SIC Caras e SIC K. No total, e de acordo com dados do grupo, os canais terminaram o mês de junho com 3,9% de share, a subir 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior.

O grupo é ainda dono da Opto, plataforma que terá alcançado também em junho o seu melhor mês. Os conteúdos que mais contribuíram para o resultado, enumera a estação sem avançar dados de subscritores, foram Senhora do Mar, Casados à Primeira Vista, A Promessa, Rebelde Way e também a transmissão dos jogos do Euros 2024, ou seja, um conteúdo não habitual na plataforma de streaming.

Na última semana, recorde-se, o +M avançou que até setembro vai ser lançado um novo canal generalista no cabo. O projeto é da Media Capital, que está a preparar o relançamento do TVI Ficção, desta feita como generalista.

O processo já terá dado entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, apurou o +M, e Hugo Andrade será o diretor do canal, que como generalista concorre no segmento da CMTV.

A dona da TVI não confirmou o lançamento do projeto, mas o objetivo da Media Capital será então lançar um segundo canal generalista, desta vez apenas no cabo, alternativo à TVI e também à CNN Portugal, canal de informação do grupo.

Hugo Andrade, o profissional escolhido para liderar o projeto – que sendo generalista terá obrigatoriamente entretenimento e ficção –, já foi diretor de programas da RTP1 e da RTP Memória, sendo atualmente diretor-geral adjunto da TVI, estação à qual regressou em 2020 para integrar a direção de programas na altura liderada por Nuno Santos.

De janeiro a maio, segundo os números reais de investimento feito via agência de meios, a publicidade no cabo representou cerca de 30 milhões de euros, um crescimento de 15,6% em relação ao período homólogo. Os canais free to air captaram, no mesmo período, cerca de 74 milhões. A publicidade no cabo representa 13% do share de investimento via agência de meios, enquanto a SIC, TVI e RTP captam 33% da publicidade.

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