Marketing

Como as marcas aproveitaram os Jogos Olímpicos para pontuar nas redes sociais

Rafael Ascensão,

Vários foram os atletas que chegaram ao pódio nos Jogos Olímpicos, mas muitas foram as marcas que também tentaram "conquistar medalhas" e consumidores com publicações nas redes sociais.

Além de ser uma celebração do melhor desporto a nível mundial, os Jogos Olímpicos são também uma oportunidade para as marcas chegarem até aos consumidores. Além do lançamento de campanhas – através de um investimento que foi reforçado este anomuitas foram as marcas que optaram por ir aproveitando o decorrer do evento para marcar pontos nas redes sociais.

Com destaque para o uso da criatividade e do humor, várias marcas portuguesas publicaram nas redes sociais tanto para se promoverem a si e aos seus produtos como para felicitar a prestação da comitiva e dos atletas portugueses. O evento desportivo foi ainda aproveitado por vários partidos políticos nacionais, que também não deixaram passar a oportunidade de comunicar e tentar alcançar os internautas.

Algumas marcas optaram por fazer publicações tendo o evento desportivo como pano de fundo, dando asas ao humor e à criatividade, como fizeram a Licor Beirão, Nicola Café, Sagres, Telepizza, Vodafone, Agriloja, Leroy Merlin, Paladin, Flying Tiger ou Control. A Bom Petisco, por exemplo, também publicou um reel.

Outras marcas optaram por celebrar as prestações portuguesas, como aconteceu no caso da Super Bock, Nicola Café, Fnac ou Pingo Doce.

Já a Rádio Popular optou por fazer um giveaway, tendo o evento desportivo como pano de fundo.

Dentro do quadrante político, vários partidos também aproveitaram os Jogos Olímpicos para comunicar. Enquanto o PSD, PS e Chega deram os parabéns aos atletas que representaram Portugal na competição, outros optaram por tentar passar outro tipo de mensagens. O Bloco de Esquerda, por exemplo, teceu críticas à banca, o PAN enalteceu o trabalho que tem desenvolvido no Parlamento, e a Iniciativa Liberal apresentou algumas das suas propostas para o país.

Entre as entidades institucionais, enquanto a GNR optou por dar os parabéns aos campeões olímpicos Iuri Leitão e Rui Oliveira, a PSP quis mostrar aos internautas um pouco do que foi a sua presença nos Jogos Olímpicos de Paris, no apoio às autoridades locais, no âmbito da cooperação internacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.