Marketing

As réplicas do sismo nas redes sociais. Como as marcas reagiram

Rafael Ascensão,

Num abalo sem feridos ou prejuízos, o sismo que se fez sentir em Portugal foi aproveitado pelas marcas para pontuarem nas redes sociais. As publicações são marcadas por humor e trocadilhos.

A semana começou marcada pelo registo de um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter durante a madrugada de segunda-feira. Sem o registo de vítimas ou de grandes danos, o fenómeno geológico foi aproveitado por várias marcas para comunicarem nas redes sociais, fazendo trocadilhos, piadas ou, noutros casos, para aproveitarem e divulgarem informação didática.

O acontecimento foi desde logo aproveitado, por exemplo, pela Sagres. Num período em que as férias chegam ao fim para muitas pessoas, a marca de cerveja diz que “não era preciso um abanão de realidade assim”.

O Pingo Doce, por seu turno, aproveitou para publicitar a sua app e uma das suas funcionalidades.

Publicando uma foto do ator José Condessa, a Netflix comentou que a mesma “é capaz de causar um tremor de terra superior a 5.3 na escala de Richter”, numa clara alusão ao sismo sentido esta segunda-feira.

Numa altura marcada pelo regresso às aulas – período de vendas bastante relevante para várias marcas – a Staples aproveitou o fenómeno para promover os seus descontos em material escolar que também “abalam” Portugal.

Já a Meo, perguntou, num reel se os seus seguidores também sentiram o abalo. Este foi também o formato adotado pelo Grupo Ageas que publicou um reel com a famosa personagem Mr. Bean, numa postura “perplexa”, acompanhada pela frase “quando acordas a tremer e não sabes se o seguro da casa cobre sismos”.

A RFM também aproveitou o evento no seu programa Café da Manhã, lançando a “Música do Terramoto”.

No caso da Control, e sendo já a marca reconhecida nas redes sociais por aproveitar os assuntos do momento para comunicar, os internautas questionaram-se e fizeram também piadas quando a marca fez um post (de certo já agendado) que não estava de todo relacionado com o assunto que marcou o dia.

“É Agosto. A malta do marketing está de férias 🤣🤣 #ripterramoto” ou “o estagiário não sentiu o tremor dentro dele” foram alguns dos comentários feitos à publicação, aos quais se juntaram até outras marcas, como a Betclic Portugal, que comentou “não tínhamos apostas para falharem uma destas… 😢”.

A marca de preservativos não se ficou e aproveitou para “pontuar” a dobrar nas redes sociais, com uma publicação que conjugava tanto o fenómeno do sismo como uma resposta aos internautas que esperavam pela publicação.

 

A Durex também não perdeu a oportunidade de comunicar e publicou uma imagem de um produto, fazendo um trocadilho com o seu nome e a “intensidade” sísmica.

De uma forma mais didática, a Agriloja explicou, em várias imagens, como as pessoas devem reagir perante um sismo, fazendo diversas recomendações.

Outros exemplos de marcas que também aproveitaram o sismo para fazerem publicações nas redes sociais:

 

 

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